terça-feira, 30/09/2008

Entidades que lutam pelo meio ambiente

O Brasil possui a maior cobertura vegetal do mundo e o maior número de espécies animais conhecidas. Muitas, no entanto, correm risco de desaparecerem. Só entre os animais, mais de 130 espécies correm o risco de extinção, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). Entre eles, o jacaré de papo amarelo, o sabiá da serra, o pica-pau-rei e o lobo-guará.

 

Uma série de organizações não-governamentais fazem mais do que se preocupar com a destruição dos ecossistemas. Elas criaram mecanismos para modificar a situação e evitar que outros ecossistemas tenham o mesmo destino. E a participação e conscientização de todos é parte fundamental. "Nós temos mania de terceirizar a responsabilidade", diz Plinio Bocchino, diretor do Núcleo de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, "mas ela é de cada um de nós".

A maioria das entidades de preservação ambiental tem ação local. O alvo de suas ações é um determinado parque ecológico, um lago, ou até uma espécie vegetal ou animal. É o caso da Fundação Relictos, que atua no leste de Minas Gerais e luta pela preservação do Parque Florestal Estadual do Rio Doce, e da Funverde, que atua na preservação do Parque Nacional de Ilha Grande, no Paraná.

 

Outras têm atuação global e chegam a manter escritórios em diferentes partes do mundo. O Greenpeace, por exemplo, foi fundado no Canadá, mas mantém escritórios em quase todo o planeta. Suas causas vão da proteção às baleias no Japão à luta pelo fim da extração de mogno na Amazônia.

Atividades de proteção ambiental
Conservar o planeta é uma ação global. Um desmatamento pode provocar modificações em um ecossistema em outras parte do globo. Por isso a conscientização é a principal arma da proteção ambiental. As entidades trabalham para esclarecer a população sobre as conseqüências de atos corriqueiros como deixar uma torneira aberta ou jogar lixo nas ruas.

Mutirões para recolher lixo das praias e plantar árvores são outros exemplos de atividades. O Greenpeace, a mais conhecida entidade de proteção ambiental, também toma atitudes mais agressivas para proteger o meio ambiente. Os ativistas promovem protestos e já chegaram a se arremessar em botes contra navios, para impedir a caça de baleias.

Como participar
A participação na proteção ao meio ambiente começa com a conscientização sobre suas próprias ações. Você também pode colaborar com uma entidade de proteção ambiental de diversas formas. Além de fazer doações em dinheiros, é possível trabalhar como voluntário nas diversas instituições. O voluntário promove trabalho de conscientização em comunidades carentes ou degradadas, participa de cursos e palestras, organiza e colabora com ações diretas, como mutirões. Para ser um voluntário, basta ter disponibilidade e ter atenção à questão ambiental.

Conheça as entidades que lutam pelo meio ambiente

Greenpeace
ONG internacional de proteção ao meio ambiente que desenvolve pesquisas, denuncia problemas ambientais, propõe alternativas de progresso que não causam danos ecológicos e luta pela preservação de maneira direta, com protestos e manifestações.
Endereço: Rua dos Pinheiros, 240, conj. 12, São Paulo - SP
Telefone: 0800-112510
http://greenpeace.terra.com.br

SOS Mata Atlântica
Seus principais objetivos são defender os remanescentes da Mata Atlântica, valorizar a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam, conservar o patrimônio natural, histórico e cultural dessas regiões e seu desenvolvimento sustentado.
Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, 456 - São Paulo/ SP
Telefone: (11) 3887-1195

Fundo Mundial para a Natureza (WWF)
ONG internacional que desenvolve projetos de conservação dos recursos naturais em todas as regiões do Brasil, principalmente no Cerrado, na Amazônia e no Pantanal.
Endereço: SHIS EQ QL 06/08, conj. E, 2º andar, Brasília - DF

Conselho Nacional de Defesa Ambiental (CNDA)
ONG que estimula e apóia ações direcionadas à proteção de ecossistemas e da biodiversidade. Desenvolve programas de treinamento de agentes ambientais em todo o país e de conscientização de crianças e adolescentes sobre preservação.
Endereço: Rua Dr. Renato Paes de Barros, 512, conj. 131, São Paulo - SP
Telefone: (11) 3842-5444, r. 111

Operação Amazônia Nativa (OPAN)
Atua em todo o país para legalizar e reconhecer terras indígenas, dar apoio aos povos indígenas e proteger os ecossistemas regionais. Mantém projetos de demarcação das terras da tribo Kulina; resgate histórico-cultural do povo Parintintin Humaitá (Amazonas) e projeto de levantamento das potencialidades econômicas e manejo dos recursos naturais da área Enawene-Nawe, em Mato Grosso.
Endereço: Av. Ipiranga, 27, Goiabeira, Cuiabá - MT
Telefone: (65) 322-2980

Defensores da Terra
ONG carioca, promove campanhas pela defesa dos ecossistemas dos parques e reservas naturais do Rio de Janeiro.
Endereço: Rua Senador Dantas, 84-1.211, Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 524-5809

Conservation International do Brasil
Atua na conservação e uso sustentado da biodiversidade.
Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 820, conj. 302, Belo Horizonte - MG.
Telefone: (31) 441-1795

Fundação Relictos
Atua na região do Vale do Aço e do Vale do Rio Doce na área de educação ambiental.
Endereço: Av. 26 de Outubro, Centro Comercial Bela Vista, loja 7-35, Ipatinga - MG
Telefone: (31) 823-4782

Fundação Biodiversitas
Realiza pesquisas científicas sobre fauna, flora e biomas brasileiros; eventos técnico-científicos e de educação ambiental; planejamento ambiental; criação, administração e manejo de unidades de conservação.
Endereço: Av. do Contorno, 9.155, 11º andar, Belo Horizonte - MG
Telefone: (31) 292-8235

Funverde
Entidade do Paraná que desenvolve projetos de educação ambiental e atua na preservação do Parque Nacional de Ilha Grande, situado próximo ao rio Paraná.
Endereço: Rua Professor Ney Marques, 54404, Maringá - PR
Telefone: (44) 225-6862

Instituto Socioambiental
Tem o objetivo de propor soluções que integrem questões sociais e ambientais.
Endereço: Av. Higienópolis, 901, sala 30, São Paulo - SP
Telefone: (11) 825-5544

 

 



Política de Privacidade | Entre em contato
© 2008-2014 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço