carros

Crie ou Acesse seu email


segunda-feira, 24/02/2014

Caseiro é preso por portar armas e munições em Fabriciano

CORONEL FABRICIANO- Na manhã dessa segunda-feira(24), a Polícia Militar recebeu informações de que Ovídio Alves Neto, 69 anos, residente na avenida Ikê no bairro Caladão estaria armazenando e fabricando arma em sua residência. Conforme relatos, ele mora e trabalha como caseiro em uma chácara pertencente á Jose Riscalo Abnir Filho, sendo que a sede da chácara fica aos cuidados de Ovídio.

Após terem a entrada franqueada pela esposa de “Vivi”, como é popularmente conhecido o suspeito, os policiais encontraram dentro de um quarto, quatro espingardas polveira, uma espingarda cal.28 e uma espingarda cal.36, além de munições.

Segundo os policiais, ele é suspeito ainda de fazer manutenção em outras armas quando solicitados por indivíduos da região. Conforme a Polícia há informações de que tais armas seriam de propriedade de Marcos Vinicius dos Santos, vulgo "Gago", indivíduo com diversas passagens pela sistema da Polícia.

Ovídio já foi preso por porte ilegal de armas no ano de 2011 e 2012. Ao suspeito foi dado voz de prisão em flagrante e ele foi conduzido para a delegacia com os materiais apreendidos.

quinta-feira, 05/11/2009

Relator acolhe segunda denúncia contra Eduardo Azeredo no STF, por lavagem de dinheiro

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa acolheu também a denúncia de lavagem de dinheiro contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Ele é acusado de envolvimento em um suposto esquema de caixa dois durante sua campanha para reeleição ao governo de Minas Gerais, em 1998, que ficou conhecido como "mensalão mineiro".

Caso foi embrião do mensalão, diz relator


Ontem (4), o ministro Barbosa, que é relator da ação, já tinha aceitado denúncia referente ao crime de peculato (desvio de dinheiro público). "Considero haver indícios suficientes da prática do crime de lavagem de dinheiro e por isso recebo denúncia contra o acusado também contra o crime de lavagem de dinheiro."

Os outros ministros ainda devem se manifestar sobre a denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República, para saber se ela será ou não aceita. Em caso positivo, o Supremo abrirá uma ação penal contra o senador, que se tornaria réu. Se a denúncia for rejeitada, o inquérito será arquivado.

18.02.2009 - Alan Marques/Folha Imagem

O senador Eduardo Azeredo é acusado de participar de um suposto esquema de caixa dois durante sua campanha de reeleição para o governo de MG


Na segunda etapa do voto, apresentada nesta quinta, o ministro pronunciou-se sobre os supostos crimes de lavagem de dinheiro, apontando a existência de indícios de que empréstimos foram utilizados como manobra para tornar lícitos recursos oriundos de empresas estatais, que seriam destinados à campanha eleitoral.

O relator relembrou que a defesa de Azeredo argumentou que o então governador não tinha responsabilidade pela administração financeira de sua campanha à reeleição. "Deveria Azeredo responder por eventuais crimes? O senhor presidente da República responderia por crimes de dirigentes da Petrobras e do Banco do Brasil por serem estas empresas estatais e ele, presidente da República? Deve ele (Azeredo) responder por ser governador de Estado e candidato à reeleição?", questiona a defesa.

O relatório nega que esta tenha sido a linha da denúncia. "A acusação está pautada em inúmeros indícios e situações fáticas que permitem ao Supremo Tribunal Federal seu recebimento e instalação de processo criminal contra o acusado".

Pouco antes do reinício do julgamento, o senador concedeu entrevista para falar sobre o caso, dizendo que não tinha conhecimento dos patrocínios citados na denúncia e afirmando achar "estranho" o tratamento que estava sendo dado ao "mensalão mineiro" em comparação com o mensalão que envolveu a base governista e foi denunciado por Roberto Jefferson.

O relatório aponta que as empresas do publicitário Marcos Valério como intermediárias do processo de lavagem de dinheiro. Por meio delas eram contraídos empréstimos fictícios em uma instituição financeira que depois eram quitados com dinheiro de estatais. Oficialmente, as estatais estavam patrocinando eventos esportivos mas, na verdade, de acordo com o relatório, os recursos eram desviados para a campanha eleitoral e também serviam para remunerar os sócios das empresas pela operação de lavagem de dinheiro. Azeredo teria ordenado, na qualidade de governador, a transferência de recursos para as empresas de publicidade.

"Constitui um indício bastante forte o fato de os recursos financeiros oriundos dos empréstimos obtidos por Marcos Valério e seus sócios terem sido depositados, conforme laudos periciais, na conta do acusado. Os empréstimos em questão seriam quitados com recursos oriundos das estatais, pelo menos parcialmente, ainda de acordo com laudo pericial".

O relatório cita trecho da denúncia relativo aos diversos telefonemas de Marcos Valério para Eduardo Azeredo (seriam mais de 70) e a presença constante do publicitário no comitê de campanha eleitoral, além da participação das empresas na transferência de recursos para a campanha como "indícios fortes da acusação de lavagem de dinheiro".

Na entrevista concedida nesta quinta, Azeredo afirmou que "apenas 30 e poucos" desses telefonemas se completaram e "apenas dois tiveram retorno meu". "Se isso é comprovação de relacionamento muito próximo, não sei mais o que é relacionamento próximo", reclamou o senador.
 

 

Do Uol.

 

quinta-feira, 22/10/2009

Lula sobrevoa região mas não consegue aterrissar devido ao mau tempo

 

Desde o início da manhã, a equipe do portal Plox estava no local onde Lula daria entrevista, todos estavam eufóricos com a chegada do presidente, haviam fixado faixas de boas vindas no aeroporto e no centro da cidade.  

A Presidência da República informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não compareceu a inauguração da Usina Hidrelétrica de Baguari por causa da forte chuva que caiu na região. A cerimônia estava marcada para a manhã desta quinta-feira, com participação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o governador do Estado Aécio Neves e alguns ministros. A informação sobre o cancelamento da visita do presidente e sua comitiva á inauguração, foi transmitida aos jornalistas também pela prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa.



Mesmo sem a presença de Lula, a inauguração de uma das quatro turbinas da Hidrelétrica de Baguari aconteceu, sendo comandada pela prefeita do Município. O presidente,  tentou um pronunciamento por telefone viva voz, mas não foi possível, sendo assim transmitiu a prefeita Elisa a promessa de que voltará em breve ao município para a inauguração de uma das três turbinas que ainda não foram inauguradas.

O presidente e a ministra chegaram a sobrevoar a área da usina  por um período de aproximadamente uma hora e trinta minutos , em um avião Legacy, mas não houve condições de pouso .Tentaram pousar no Aeroporto de Ipatinga (Santana do Paraiso), mas devido as fortes chuvas também foi inviável.  Segundo informação distribuída pela Presidência da República, a usina é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com potência a ser instalada de 140 megawatts (MW) e capacidade para fornecer energia a 500 mil habitantes.

O presidente e sua comitiva retornaram a Brasília. Assessores afirmaram que devido o mau tempo ter acometido grande parte das regiões de Minas, o presidente cancelou toda a sua agenda no Estado, onde estava previsto além da inauguração da Usina de Baguari, eventos nas cidades de Uberlândia e Uberaba. 

 


 

 

 

 

 

quinta-feira, 02/07/2009

Julgamento de Quintão é adiado mais uma vez

 



O desembargador Baía Borges que iria votar após o juiz Maurício Torres que votou a favor do retorno de Sebastião Quintão, não deu seu voto. O desembargador pediu vistas ao processo e a votação deste caso foi interrompida.

Segundo o juiz Maurício Torres, o conceito de renda não se confunde com a situação econômica do candidato. "Ele dispunha de meios para bancar os gastos da campanha eleitoral e respeitou o limite de gastos estabelecido pelo partido". Segundo ele, não existiu abuso de poder econômico. "Os valores auferidos pelos rendimentos dos cartórios poderiam ser utilizados na campanha." Quanto à divergência entre quantidade de sacas de café, "não se pode caracterizar tal fato como abuso do poder econômico".
 
O desembargador Baía Borges pediu vista, ressaltando que Ipatinga é uma cidade de porte, de reconhecida importância em Minas Gerais. Segundo ele, é importante que se julgue com segurança o caso.



 


O Julgamento foi adiado para o dia  8 de julho , quarta feira, quando estão previstos também  os julgamentos de mais dois recursos de Quintão contra decisões da juíza eleitoral de Ipatinga. Será julgado o recurso 7708, contra a cassação decidida em uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (1971) apresentada pelo Ministério Público Eleitoral de Ipatinga. Neste caso, o fundamento foi de uso abusivo das obras e programas municipais, sob ameaça de deixar de beneficiar moradores do Bairro Nova Esperança com os benefícios do Programa Morar Melhor, além de corte de outros benefícios como o Bolsa Família. O candidato conseguiu, junto ao TRE, suspender os efeitos dessa decisão, para que permaneça no cargo até o julgamento do recurso.

Também será julgado na próxima quarta-feira o Recurso Eleitoral 6763, contestando a decisão de primeira instância que decretou a inelegibilidade de Sebastião Quintão (por três anos), a partir de fundamentos semelhantes ao da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo 1971 (abuso de poder nas últimas eleições). Entre outras ações envolvendo o caso, também estão em tramitação no TRE, ainda sem data para julgamento, o Recurso Eleitoral 7879 (para o qual ele também conseguiu efeito suspensivo), contestando a cassação de Quintão em primeira instância por conduta vedada a agente público, e o Recurso Contra Expedição de Diploma 50, por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio.
  
Juiz Maurício Torres

O Procurador Felipe Peixoto Braga Netto esteve presente em substituição ao procurador José Jairo Gomes. Hoje não houve pronunciamento da procuradoria no processo de Quintão.
 

 O prefeito interino de Ipatinga, Robson Gomes (PPS), acompanhou a sessão atentamente na primeira fila.



O presidente Almeida Melo chegou  atrasado pois se encontrava em outra audiência no Tribunal de Justiça. O voto dele será decisivo no caso de empate na próxima semana.

O Prefeito afastado de Ipatinga, Sebastião Quintão, não foi visto no local.

Este caso começou a ser julgado na última terça-feira, o juiz Benjamim Rabello votou confirmando a cassação, os juízes Renato Prates e Mariza Porto votaram pelo retorno de Quintão ao cargo . Na sessão da última terça-feira, o julgamento também foi interrompido por um pedido de vistas do juiz Maurício Torres que nesta quinta-feira votou a favor de Quintão.

O placar no momento é de 3 a 1 a favor de Quintão.
 


Estaremos de novo aqui no TRE-MG em Belo Horizonte na próxima quarta-feira (8) para fazer a cobertura do caso Quintão. Espera-se que nesta sessão o caso seja definido.
 
PLOX, O portal do Vale do Aço, demonstrou hoje mais uma vez o comprometimento com a informação imparcial.
 
Nosso registro de audiência nos indica que quebramos mais um recorde.
 
Obrigado por sua participação.
 
Ajude a divulgar o PLOX.

 

domingo, 12/04/2009

Cão cabe em xícara e busca título de menor do mundo

Ele tem um terço do tamanho de um porquinho da índia e pesa 85 gramas.
'Ficaria surpreso se ele crescer mais 2,5 ou 5 centímetros', disse dono.Ele é um terço do tamanho de um porquinho da índia --pesa apenas 85 gramas--, mas o cão chamado Tom Thumb pode ser um bom negócio quando se trata de recordes mundiais, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail".
De acordo com o periódico, Tom Thumb é um sério concorrente para o título de menor cão do mundo. Ele nasceu há três semanas em uma ninhada da cadela chihuahua chamada Spice.
Os proprietários Susan e Archie Thomson, que moram em West Dunbartonshire (Reino Unido), disseram que ficaram encantados quando Tom Thumb nasceu. Ele é três vezes menor que os demais e cabe dentro de uma xícara. 

Experiente na criação de cães chihuahua e de outras raças, Thomson acredita que Tom Thumb provavelmente não vai crescer mais do que isso. "Pelo tamanho de suas patas e cabeça, eu ficaria surpreso se ele crescer mais 2,5 ou 5 centímetros", afirmou ele.
Segundo o jornal "Daily Mail", o menor cão do mundo em comprimento é Heaven Sent Brandy, uma cadela chihuahua, de quatro anos, que vive com sua dona na Flórida, nos EUA, é mede 15,2 centímetros de comprimento.
No entanto, o Guinness considera como menor cão do mundo (tamanho e peso) outra chihuahua chamada Boo Boo, Em 12 de maio de 2007, ela vivia com sua dona, Lana Elswick, em Kentucky, tinha 10,16 centímetros de altura e pesava 675 gramas.
 
Fonte: Globo on Line.
quarta-feira, 01/04/2009

Não Mais Eu, Mais Cristo

   Deus quer operar algo muito profundo em nossas vidas. Algo que realmente coloque no lugar o eixo de nossa vida cristã. Ele não quer somente restaurar o louvor, a adoração, avivar as reuniões, levantar ministérios ou derramar dons.Ele quer você! Sua vida! Tendo completamente a você, a mim e a nós todos, progressivamente ele fará aquelas demais coisas.

 Por quê há tanta diferença entre a vida que Deus planejou e a nossa realidade? A resposta é simples. É porque ainda somos nós que estamos vivendo !! Precisamos reconhecer e crer sinceramente que “em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum” (Rm7:18). Mas “Cristo em mim é a esperança da glória” (Cl1:27). 
Precisamos perguntar: É este o tipo de vida que estou vivendo? Sou justo como Jesus? Perdôo como Jesus? Sou humilde como Ele? Amo como Ele? Sou manso como Ele? Sou vitorioso sobre o pecado?
 Precisamos nos humilhar, a fim de ver nossas falhas e receber a graça de Deus (Tg 4:6). Se na sua vida diária existe inveja, incredulidade, crítica, falta de oração, falta de consagração, adultério, apegos excessivos, pensamentos impuros, gula, dureza de coração, falatório, irritação, falta de interesse pela Palavra, desejo de sempre levar vantagem, pecados encobertos, etc. 
Então precisamos nos humilhar e reconhecer que temos falhado e fracassado em viver a vida que Deus quer. Devemos nos voltar para a Palavra com coração quebrantado e pedir ao Espírito Santo que opere em nós com sua maravilhosa graça.
 
Vou relacionar abaixo apenas alguns itens os quais creio que fazem parte da vida abundante que Deus tem para TODOS nós:
1) Uma vida liberta dos pecados (Mt 1:21)
2) Uma vida que tem íntima comunhão com Deus (Lc1:69,74-75)
3) Uma vida que se satisfaz plenamente com Jesus (Jo 4:14)
4) Uma vida liberta do poder do pecado (Rm 6:14)
5) Uma vida que comunica vida (Jo7:37-38)
6) Uma vida que não se abala com as circunstâncias (Rm 8:35-37)
7) Uma vida que pratica o bem (Ef 2:10)
8) Uma vida cheia de Luz (Jo8:12)
9) Uma vida totalmente santificada (1Ts5:23)
É possível viver esta vida ?...
Eu diria que sim, pois se não fosse para se cumprir, Ele não teria dito. Amén?
 
Vamos primeiro ver como entrar, depois trataremos da essência da vida abundante.
            “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância.” Jo10:10
Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”
 Considero este texto a chave para todo o desvendar de uma verdade das Escrituras: Cristo vive em nós! O centro do texto é realmente a essência da vida abundante, “não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. Cristo é a vida abundante e esta vida está dentro de mim porque Cristo habita em mim! 
Este tipo de vida é uma dádiva, porque é Deus quem nos dá. É uma vida obtida e não conquistada. É uma vida substituída e não modificada, pois “não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim”.
Eu preciso e nós precisamos compreender que somps herdeiros em Deus e co-herdeiros em Cristo Jesus!
Declaramos que “Tudo que Jesus conquistou na cruz, é direito nosso e nossa herança”.   
                                                                  Declarar é crer!
Ricardo de Paula Meneghelli
terça-feira, 27/01/2009

Sophia Loren está de volta aos cinemas

A atriz Sophia Loren, verdadeiro ícone do cinema mundial durante anos, vai estrelar um filme produzido pela rede de tv italiana RAI, contando sua história desde a infância pobre até o reconhecimento internacional. A atriz interpretará o papel de sua mãe, Romilda Villani, uma aspirante a atriz, vencedora de um concurso de sósias de Greta Garbo em 1932, que não teve permissão da família para realizar seu sonho em Hollywood.



O título do filme, dividido em duas partes, será "La Mia Casa e Piena di Specchi" e é baseado no livro de memórias da irmã mais nova da atriz. A história vai desde o período da infância no bairro pobre até o ano de 1962, quando ela ganhou o Oscar por "Duas Mulheres", de Vitório de Sicca. Ainda não foi divulgado o nome da atriz que irá interpretar o papel dela quando mais nova. A previsão de estréia é para 2010.

Embora seja um fato curioso, essa não é a primeira vez que uma das divas do cinema estrelou um filme sobre si mesma. A rede de tv americana NBC, produziu em 1980 o filme "Sophia Loren", onde ela interpretou os dois papéis. Sua última aparição da Loren no cinema foi em 2004.  Atualmente, ela está filmando "Nine", uma adaptação de Antony Minguela (O talentoso Ripley) dirigida por Rob Marshal (Chicago).

segunda-feira, 01/09/2008

Leia a carta de Sorín à torcida celeste

"Obrigado! Muito obrigado a vocês criadores do weblog Volta Sorín.

Eu fiquei muito emocionado ao olhar as imagens, ao ler os comentários e, fundamentalmente, sensibilizado e conectado aos torcedores da Nação Azul como se o tempo não tivesse passado.

Claro que volto!! Claro que fico!! Com a alegria e a emoção de estar outra vez na nossa segunda casa!

Sempre falo que somos, minha mulher Sol e eu, argentinos-mineiros. Por nossos amigos em BH, por nossos sentimentos, e por nosso agradecimento ao carinho que vocês deram para a gente.

Estamos contentes de voltar, porque voltar foi e é a nossa escolha!! Porque escolhemos com o coração.

E por tudo isso, estou com a ilusão de  vestir outra vez a camisa azul que tantas satisfações, títulos e experiências me deu. 

A preparação:

Será uma etapa distinta. Será, no inicio, uma preparação para mim. Desde maio que estou sem jogar e treinar com o grupo. Então preciso de tempo e muito treino para estar 100 por cento fisicamente e com ritmo de futebol. E depois, quando esse momento chegar, aí terei a possibilidade de atuar. Sempre dialogando com o treinador Adilson Batista, e já entrosado com o grupo de jogadores que estão fazendo uma temporada excelente.

Pelo bom relacionamento e a confiança que existe com a diretoria, decidimos juntos deixar a porta aberta para talvez jogar este ano ainda. No primeiro contato a idéia era só voltar para me preparar.

Meu contrato e simbólico, e eu vou a Belo Horizonte pelo mesmo caminho que tudo mundo conhece, o caminho da verdade e da esperança.

E com muita felicidade e sonhos, como sempre.

Espero que o físico me acompanhe e que possa voltar aos gramados para me divertir e tomara trazer novas vitórias para o nosso time.

Escolhemos Belo Horizonte pela energia da sua gente, pelo respeito que eu e minha família sentimos cada vez que estamos lá, e porque somos muito felizes em Minas. 

Um grande abraço

Até logo!!

Sorín"

terça-feira, 22/07/2014

Prefeitura de Ipatinga realiza eleição do Conselho Municipal de Saúde nesta quinta-feira

[ad] Após apontarem as diretrizes para as políticas públicas da Saúde em Ipatinga, os delegados eleitos nas plenárias regionais da 15ª Conferência Municipal de Saúde voltam a se reunir. Na pauta da reunião que acontece nesta quinta-feira (25) está a eleição do novo Conselho Municipal, que vai acontecer no hall da Secretaria Municipal de Saúde, no 5º andar da Prefeitura de Ipatinga, a partir das 19h.

São candidatos elegíveis para integrar o Conselho de Saúde na gestão 2014/2016 os delegados eleitos nas reuniões preparatórias, realizadas em todas as regionais de Ipatinga e por segmentos, e que participaram da 15ª Conferência Municipal de Saúde

O colegiado é formado por 56 integrantes, sendo 50% de representantes dos usuários do SUS, 25% dos trabalhadores da área (setor público e privado) e outros 25% divididos entre prestadores de serviço e governo. Empossado o novo Conselho, elege-se a mesa diretora em data e local a ser definido.

Entre as diversas atribuições do Conselho Municipal de Saúde estão acompanhar, fiscalizar e assegurar a qualidade dos serviços prestados no sistema municipal de saúde. O colegiado também é importante interlocutor entre a comunidade e o governo, ao apontar as demandas, sugestões e multiplicar as informações de promoção à saúde e serviços junto aos bairros ou segmentos que representa.

Comissões Locais

Outro importante colegiado consolidado são as Comissões Locais de Saúde (CLS).

Em 2013, a Prefeitura, em parceria com o Conselho, realizou a primeira eleição unificada de representantes de usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Hoje são 256 integrantes eleitos democraticamente em todas as nove regionais administrativas do município. Entre as atribuições dos conselheiros locais estão o acompanhamento do atendimento oferecido na unidade que representa e o papel de agente colaborativo junto ao Conselho.

Participação popular

A Prefeitura destacou que Ipatinga é referência na garantia e reconhecimento do controle social exercido pelas instâncias populares nas políticas públicas municipais, com destaque para área de saúde.

Em 1989 foram organizadas as primeiras Comissões Locais de Saúde, iniciativa precedida por discussões em todos os bairros onde existiam Unidades de Saúde à época.

No ano seguinte, o município, mais uma vez, saiu à frente e foi um dos primeiros de Minas Gerais a realizar a Conferência Municipal de Saúde e a enviar representantes para a etapa nacional. O controle social na saúde, exercido por meio de Conferências e Conselhos, é amparado por Lei Federal 8.142/1990 e atualizada pela Resolução 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

 

 


 

terça-feira, 22/07/2014

Airbag só salva se passageiro tiver postura correta no carro; entenda

[ad] Há pouco mais de um mês, UOL Carros mostrou na prática qual a diferença entre ter ou não o sistema ABS (antiblocante) nos freios de seu carro. É uma informação necessária, já que o item de segurança se tornou obrigatório em todos os carros produzidos no Brasil a partir deste ano.

Além dele, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) também tornou indispensável a presença dos airbags frontais, aquelas bolsas infláveis que, em caso de acidente, evitam o impacto direto de motorista e passageiro do banco dianteiro contra o volante ou painel do veículo.

airbagFoto: divulgação

Teste de impacto do Volkswagen up! no Latin NCAP. Airbags foram cruciais para obtenção da nota máxima em segurança para os passageiros da frente
Por enquanto, a resolução 311/2009 do Contran (Conselho do Denatran) obriga apenas a instalação dos dispositivos frontais. Eles ficam sob o volante (no caso do motorista) e o painel (passageiro), e servem para prevenir traumas cranianos, faciais e da parte superior do corpo.

Não é o ideal (são necessários mais airbags), mas se trata de medida importante. Atualmente, o Brasil é um dos países que mais contabilizam mortes no trânsito -- cerca de 35 mil por ano, ou 17,5 a cada 100 mil habitantes, de acordo com o Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) -- e há várias explicações para isso: o mau comportamento dos motoristas brasileiros, a baixa qualidade de nossa malha rodoviária e, também, a frágil segurança de nossos automóveis.

Os airbags agem para minorar pequena parte desse problema. Segundo o Cesvi, se instalado em todos os automóveis e comerciais leves de nossa frota, o dispositivo teria potencial para evitar pelo menos 1,5% das mortes em nossas vias, e amenizar cerca de 10 mil ferimentos causados por colisões. "Pode não parecer muito, mas, em se tratando de acidentes graves, são números consideráveis", ressalta Oliver Schulze, membro da comissão de segurança veicular da SAE Brasil, uma associação de engenheiros automotivos.

A diferença entre contar ou não com o dispositivo no momento de um acidente pode ser entendida nos dois vídeos abaixo, que comparam testes de impacto da Latin NCAP feitos com o mesmo modelo: um Volkswagen Gol 1.6 Trend 2010. No primeiro, o compacto está equipado com as bolsas protetoras; no segundo, não.

Mas, apesar de a definição como "item de segurança passiva" (em que não há interferência humana no funcionamento) sugerir o contrário, o dispositivo não funciona plenamente sem a colaboração de quem está no automóvel. Adotar postura adequada dentro de um carro é condição indispensável para que o item cumpra seu papel da maneira mais eficaz possível, mesmo em acidentes aparentemente "inofensivos". Confira algumas dicas:

Nem com a cara no vidro, nem com o banco deitado

A posição do motorista ou passageiro em relação ao painel do carro interfere diretamente no funcionamento do airbag. Isso porque uma colisão acontece em intervalo de 100 a 150 milésimos de segundo (o mesmo tempo de um piscar de olhos) e, ao detectá-la, o dispositivo demora cerca de 30 milésimos para ser disparado.

postura no carroMurilo Góes/UOL

Manter bancos a cerca de 25 cm do volante e com inclinação leve (centro) contribui para contato com o airbag no tempo certo. Se o assento ficar muito inclinado (à esquerda), o ocupante pode enroscar o pescoço no cinto e sofrer traumas na traqueia. Se estiver muito para frente (à direita), tende a bater contra o painel antes da deflagração total das bolsas.

Embora o sensor seja programado a calcular essa distância, reduzindo o tempo de acionamento em situações especiais, a vítima que estiver demasiadamente perto do painel pode não pegar o airbag no meio do processo de deflagração durante o impacto. Já em um cenário oposto -- ou seja, quando o banco está muito afastado ou "deitado" -- o ocupante tende a sofrer do chamado "efeito submarino", que é quando o corpo desliza pelo cinto e fica preso pelo pescoço, provocando traumas cervicais e até morte por asfixia.

Por isso, o ideal é que o indivíduo esteja a aproximadamente 25 centímetros do módulo, com alguns centímetros de tolerância para que seja confortável manusear o volante e acionar os pedais com os pés. O 12 vezes campeão brasileiro de Stock Car, Ingo Hoffmann, explica aqui qual o posicionamento mais adequado na hora de dirigir.

O cinto é bom companheiro, desde que bem ajustado

Andar sem o cinto de segurança é praticamente anular os efeitos do airbag. Os dois itens são muito mais eficazes quando combinados. "Alguns cintos já possuem pré-tensionadores, que amenizam gradativamente o "tranco" e dão mais tempo para a bolsa agir antes do contato do corpo com o painel", explica Dino Lameira, técnico especialista em carros da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).

Murilo Góes/UOL

Quando ajustado da forma correta (centro), cinto minimiza traumas e lesões provocados em acidentes. Por outro lado, deixá-lo muito próximo ao pescoço (à esquerda) gera risco de estrangulamento no ato da colisão, enquanto mantê-lo muito baixo, passando pelo braço em vez do ombro (à direita), aumenta chances de deslocar ombro ou clavícula
Porém, o próprio cinto pode causar traumas graves se posicionado de forma incorreta junto ao corpo. "Ele tem que passar em diagonal pelo ombro e abdômen. Se ficar na altura do pescoço, pode provocar traumas na traqueia no momento do impacto; se estiver muito baixo, potencializa deslocamento de clavícula e ombro", aponta Ivan Rocha, médico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo (SP).

É mais fácil ajustar a posição em veículos com regulagem de altura dos bancos e dos cintos, especialmente para as crianças ou adultos mais baixos. Caso o seu não tenha, uma almofada de apoio ou assento de elevação podem resolver o problema. E nada de usar presilhas para afrouxar o cinto. Além de prejudicarem sua ação numa emergência, essas peças são proibidas por lei.

Painel não é apoio para os pés

Em viagens longas, quando a falta de espaço e de movimentação começam a incomodar,  é comum ver passageiros usando o painel dianteiro como apoio para os pés. Entre todos os itens aqui citados, este é de longe o mais perigoso. No caso de um acidente, as pernas estarão totalmente vulneráveis à deformação do habitáculo e à própria força de disparo do airbag, além de absorver os "trancos" do corpo contra o painel.

painelMurilo Góes/UOL

Passageiros precisam tomar cuidados especiais com o posicionamento das pernas. Apoiá-las no painel (à direita) implica grandes riscos de lesões provocadas pelo impacto ou pelo próprio disparo do airbag, mesmo em batidas mais leves
"A vítima fica muito vulnerável a sofrer fraturas na tíbia, rótula, fêmur e pés, mesmo em batidas leves", afirma o médico do Hospital das Clínicas. Em situações extremas, pode ocorrer até mesmo a amputação de parte dos membros inferiores.

Como funcionam

Os airbags atuais são montados com sensores eletrônicos que monitoram continuamente os dados de condução. Ao constatarem uma variação negativa e súbita de velocidade de 30 km/h ou mais (que acontece apenas em colisões; numa frenagem a desaceleração é gradual), os sensores promovem a deflagração das bolsas. Como dito anteriormente, todo esse processo dura cerca de 30 milésimos de segundo.

O jornalista Luís Perez, que recentemente sofreu um acidente com um Jaguar XF no autódromo de Interlagos (felizmente, sem qualquer gravidade), pôde atestar a eficiência do conjunto. "[Ele disparou] no exato momento da colisão, imediatamente quando o carro 'beijou' o muro", contou.

Mesmo com o avanço das tecnologias, o item ainda apresenta pontos fracos. Um deles é a chamada "zona cinzenta" de acionamento, encontrada no intervalo de variação entre 20 km/h e 30 km/h. Quando a mudança instantânea de velocidade fica entre esses dois níveis, o sensor pode ou não decidir pelo disparo, dependendo de sua leitura do caso. Abaixo de 20 km/h, o acionamento não acontece.



Este módulo "fatiado" de airbag frontal do motorista mostra bem sua construção. Ele é formado por um gerador pirotécnico, que provoca a "explosão" do gás nitrogênio, e uma bolsa de poliamida, que resiste a temperaturas entre -35 e 85 graus Celsius. Disparo é feito a cerca de 300 km/h

Tipos

Além dos airbags frontais, também já estão bem disseminados no mercado os laterais, de joelho e cortina. Algumas montadoras já desenvolvem outros tipos, como a bolsa externa para pedestres do Volvo V40, o airbag central da GM e o cinto de segurança inflável recentemente patenteado pela Ford, já anunciado para as atuais gerações do muscle Mustang e do crossover Edge.

O ponto mais vulnerável continua a ser a parte traseira. "Até há estudos nesse sentido, mas é um ponto muito difícil de se posicionar as bolsas de forma adequada. Creio que a melhor solução para os passageiros de trás acabe mesmo sendo o cinto inflável", prevê Schulze.  

 

terça-feira, 22/07/2014

Atitudes simples evitam que seu gato marque território

[ad] Entenda por que os gatos fazem xixi fora do lugar e saiba como contornar o problema.

Para quem acreditava que a marcação de território era feita somente por cães, se engana. A marcação também é feita por gatos e a ação é bastante discutida entre leigos e amantes do animal de estimação.

Existem diversos motivos para os gatos marcarem território e isso pode se tornar uma dor de cabeça para seus donos se não souberem a melhor maneira de administrar essa situação. Com algumas medidas fáceis é possível amenizar e até resolver o problema, mas é preciso paciência e cautela com os bichanos.
Motivos

A principal motivação para os gatos não enterrarem as fezes e a urina em determinado local é para mostrar que eles têm o domínio sobre um determinado ambiente. Diferente dos cães, que marcam o território por questões de soberania, os gatos fazem a demarcação de locais mais específicos, para mostrar que tem o domínio do ambiente e até mesmo para atrair parceiros.

gatosFoto: divulgação

Alguns donos já devem ter percebido o momento em que seus gatos urinam. Eles têm uma maneira diferente de urinar, principalmente quando querem marcar determinado local. É neste momento que eles urinam produzindo um odor desagradável, atingindo facilmente uma grande área, tanto horizontal quanto vertical. Os gatos urinam com as costas para o alto lançando uma espécie de jato para trás, que dá a impressão de sair do ânus, devido a força do lançamento do jato. Alguns gatos também defecam para marcar território, embora a ação seja rara, eles só fazem isso quando desejam realmente marcar determinado local.

Diferente dos machos, as fêmeas marcam território principalmente quando estão na fase de reprodução ou quando têm interesse no acasalamento. Na urina elas liberam substâncias que de certa forma atraem gatos do sexo oposto e afastam as possíveis competidoras do mesmo sexo.
Mudança de móveis e objetos

Donos de gatos sabem muito bem como os bichanos reagem quando compram um sofá novo ou quando mudam os moveis de lugar. A ansiedade dos gatos deixa evidente o quanto eles querem saber o que há de novo, e para eles é essencial analisar cuidadosamente os objetos para garantir que eles não representam nenhum tipo de ameaça.

Existem algumas técnicas para ajudar os gatos com o reconhecimento de novos objetos. Por mais que o sofá seja novíssimo, tente deixar algum cheiro familiar no objeto. Tente deixar o seu cheiro lá, leve o gato junto com você e dê a ele algum petisco ou até mesmo a erva do gato, essas medidas ajudarão no contato com o novo objeto evitando a marcação do território com urina e até mesmo fezes.
Como evitar a marcação de território

A castração tem sido uma medida muito positiva no processo de educação dos animais que tem esse comportamento. Para que a castração ajude efetivamente, o ideal é que seja feita antes do animal atingir a maturidade sexual, assim eles não sairá marcando território em todos os lugares e por toda a vida. Além da castração é muito importante que os donos ensinem aos seus gatos onde fica a caixa sanitária desde pequenos. Mas se o gato chegar a sua casa na fase adulta, vale tentar a contratação de um adestrador que pode ajudar.

A presença do dono na vida do animal também ajuda a passar confiança. Brincar, dar atenção e carinho ajudará o animal a confiar no seu dono e no ambiente em que vive, mas é importante impor limites, e ficar atento as ações do animal. Recompensá-lo por boas maneiras com petiscos e repreendê-lo por maus hábitos também ajudará na educação, e nunca aja de maneira agressiva, utilize punições relacionadas a avisos sonoros leves.

PetMag

 

terça-feira, 22/07/2014

Prefeitura Municipal de Ipatinga retoma capacitação de gestores públicos

[ad] Ipatinga - Programa de Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais tem programação diversificada até o final do ano, focada na eficiência dos serviços municipais.

Motivar a capacidade de gestão dos serviços públicos voltados para a população e fortalecer a organização e métodos de trabalho no âmbito da Administração Municipal. “Estes são dois dos objetivos principais do Programa de Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais (DHG), cuja programação semestral foi aberta na semana passada e prossegue até o final do ano, dividida em várias etapas, no Centro de Treinamento da PMI, no bairro Forquilha (Cepai)”.

conselhoFoto: divulgação

O treinamento técnico conta com a participação de todos os ocupantes de cargos gerenciais na Prefeitura, como forma de promover e possibilitar a aplicação de conhecimentos especializados de gestão no exercício das atividades cotidianas do serviço público municipal. “Um gerente de unidade de saúde e outro que atua na área de administração financeira ou na escola, por exemplo, devem ter habilidades e atitudes referentes às suas funções. Além da competência técnica, a eficácia gerencial exige planejamento, organização, direção e controle, criatividade, comunicação, habilidades de liderança e conhecimento sobre a equipe onde está integrado”, argumenta Marilda Otoni Correa, do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da PMI.

O programa de capacitação é dividido em quatro fases: uma orientação técnica, realizada no primeiro semestre de 2013, dois módulos de treinamento e um seminário, programado para o final deste ano.

O primeiro módulo será realizado até 15 de agosto próximo, abordando temas como gestão pública, planejamento, delegação, administração do tempo e reuniões eficazes. Já o segundo vai acontecer entre os meses de agosto e setembro, destacando abordagens específicas sobre liderança, criatividade e motivação.
 

terça-feira, 22/07/2014

Escola da ONU em Gaza é atingida por ataque israelense

[ad] Uma escola da ONU na Faixa de Gaza que recebe pessoas deslocadas pelo conflito entre o Hamas, que governa a região, e Israel foi atingida nesta terça-feira (22) por disparos israelenses, anunciou a Agência da ONU para ajuda aos Refugiados Palestinos (UNRWA).

Um responsável pela agência informou à agência France Presse (AFP) que uma equipe da ONU estava na escola localizada no campo de refugiados de al-Maghazi (centro do território) no momento em que disparos de tanques militares atingiram o prédio.

A AFP não reporta se houve vítimas. Em 15 dias de conflito, as vítimas palestinas da ofensiva israelense já somam 609 pessoas. Segundo o Unicef, o organismo das Nações Unidas para a proteção da infância, dentre o total de vítimas palestinas, 121 eram crianças, 80 delas de menos de 12 anos. Além disso, pelo menos 904 outras crianças ficaram feridas, acrescentou o órgão.

No mesmo período,  27 soldados israelenses também morreram, os dois últimos em combates na noite desta segunda (21), além de dois civis, um israelense e um beduíno, depois que foram atingidos por foguetes lançados da Faixa de Gaza.

Nesta terça, a liderança palestina propôs ao Egito um plano para um cessar-fogo em Gaza seguido de cinco dias de negociações para tentar interromper os combates entre palestinos e israelenses, informou o oficial palestino Azzam al-Ahmed no Cairo.

No Egito, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o chefe da diplomacia americana, John Kerry, tentavam alcançar um cessar-fogo entre Israel e o Hamas após duas semanas de bombardeios.

 Escalada de violência
A mais recente escalada de tensão e violência entre israelenses e palestinos começou com o desaparecimento de três adolescentes israelenses no dia 12 de junho na Cisjordânia. Eles foram sequestrados quando pediam carona perto de Gush Etzion, um bloco de colônias situado entre as cidades palestinas de Belém e Hebron (sul da Cisjordânia) para ir a Jerusalém.

O governo israelense acusou o movimento islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza, do sequestro. O Hamas não confirmou nem negou envolvimento. Israel deslocou um grande contingente militar para a área da Cisjordânia, principalmente na cidade de Hebron e arredores. Dezenas de membros do Hamas foram detidos, e foguetes foram disparados da Faixa de Gaza contra Israel.

Os corpos dos três jovens foram encontrados em 30 de junho, com marcas de tiros. Analistas sustentam que eles foram assassinados na noite de seu desaparecimento.

A localização dos corpos aumentou a tensão, com Israel respondendo aos disparos feitos por Gaza. No dia seguinte, 1º de julho, um adolescente palestino foi sequestrado e morto em Jerusalém Oriental. A autópsia indicou posteriormente que ele foi queimado vivo.

Israel prendeu seis judeus extremistas pelo assassinato do garoto palestino, e três dos detidos confessaram o crime. Isso reforçou as suspeitas de que a morte teve motivação política e gerou uma onda de revolta e protestos em Gaza.

No dia 8 de julho, após um intenso bombardeio com foguetes contra o sul de Israel por parte de ativistas palestinos, a aviação israelense iniciou dezenas de ataques aéreos contra a Faixa de Gaza. Os militantes de Gaza responderam aos ataques, disparando foguetes contra Tel Aviv.

G1



 

terça-feira, 22/07/2014

Dunga diz que Brasil não deve se considerar terra arrasada após derrotas

[ad] Ao ser apresentado como técnico da seleção brasileira na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na manhã de hoje (22), no Rio de Janeiro, Dunga afirmou que o Brasil não deve se considerar uma terra arrasada depois da derrota histórica de 7x1 para a Alemanha no Mineirão, no jogo da Copa do Mundo.

"Não devemos nos colocar como uma terra arrasada. Temos muitas coisas boas e outras que temos que modificar. A gente viu na Copa do Mundo o quanto é importante o talento, mas também o planejamento. O quanto é importante no futebol moderno, o marketing, mas também o quanto é importante o trabalho dentro de campo, e os resultados para que esse marketing seja sustentado", disse o técnico depois de agradecer a confiança depositada pela CBF.

DungaFoto: André Durão

Dunga disse, porém, que é preciso um trabalho de conscientização dos atletas, dos jornalistas e dos torcedores para que não se crie falsas expectativas em relação ao futebol.

"A camisa é respeitada e vai ser sempre respeitada. Mas eles tanto nos respeitam que querem ganhar de qualquer forma. E nós é que temos que estar preparados e ter a humildade de ser melhor a cada dia. Sermos mais compactos, trabalhar mais e ter mais comprometimento. Temos que ter essa percepção e não achar que vamos entrar com a camisa e vamos ganhar. Não vendermos uma ideia de que vamos ganhar a Copa do Mundo antes de ela acontecer. Não acontece nada antes de começar o jogo", explicou.

O técnico afirmou ainda que o futebol de hoje em dia não pode mais depender de ídolos, e que quem tem que criá-los são eles próprios, com seu desempenho em campo.

"A gente não pode achar que vai encontrar um Pelé a toda hora. Pelé é um mito. A gente não pode querer um Pelé a cada dia e criar um ídolo a cada dia. Um ídolo a gente não cria, é ele que tem que ir conquistando espaço pela sua performance", disse  ao acrescentar que confia no talento dos jogadores brasileiros.

"O Brasil sempre vai ter jogadores de grande talento. Temos que aliar a este talento o comprometimento, a humildade, o equilíbrio profissional e de demonstrar as suas emoções no momento certo para o torcedor", disse.

Um dos pontos comentados pelo técnico foi sua relação com a imprensa, que foi marcada por alguns atritos em sua última gestão. Dunga assumiu a culpa por esses desentendimentos e disse que aprendeu muito, e que está aberto a sugestões: "Estamos prontos para receber críticas e sugestões em prol da seleção brasileira". Sobre a resistência de parte da população à sua indicação, Dunga disse que "as pesquisas estão aí para serem derrubadas" e que a única forma de fazer isso era apresentando um bom resultado”.
 

Agência Brasil

 

terça-feira, 22/07/2014

Adolescente detido e porções de crack, cocaína e maconha apreendidas em Coronel Fabriciano

[ad] CORONEL FABRICIANO – Na noite dessa segunda-feira (21), por volta das 21h, um adolescente de 15 anos foi detido e 131 pedras de crack,11 papelotes de cocaína e 305 buchas e 30 tabletes de maconha foram apreendidos em Coronel Fabriciano - MG.

De acordo com a Polícia Militar, o adolescente foi abordado na rua Dona Olinda, no bairro Pedra Linda, e durante buscas pessoais foi encontrada uma bucha de maconha. Ainda de acordo com a PM, seis buchas de maconha foram encontradas próximas ao local da abordagem.

Segundo os militares, substâncias entorpecentes também foram encontradas em lotes vagos, muros e paredes de uma residência abandonada, localizados nas proximidades do local onde trafegava o suspeito.

 Foto: divulgação/PM

Também foram apreendidos dois cordões prateados, duas pulseiras prateadas, um cartucho deflagrado de calibre .38, uma pequena quantia em dinheiro e uma faca.

Conforme a PM, o adolescente, acompanhado por sua mãe, foi encaminhado para a Delegacia.

 

 

 

 



Política de Privacidade | Entre em contato
© 2008-2014 plox.com.br Todos os direitos reservados. Primeiro portal de notícias e entretenimento do Vale do Aço