Lei Aldir Blanc (LAB) destina R$ 119,5 milhões para área cultural

Ao todo, são 27 editais que podem beneficiar profissionais de diversos setores artísticos que foram impactados pela pandemia, entre eles o circo

Por Plox

02/11/2020 11h43 - Atualizado há 21 dias

Vinte e sete editais que abrangem toda a cadeira da produção cultural foram criados pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) para auxiliar profissionais impactados pela pandemia da COVID-19. Vinte e dois deles já estão disponíveis e os demais serão publicados nos próximos dias.

O montante de R$ 119,5 milhões, proveniente da Lei Aldir Blanc (LAB) de Emergência Cultural (Lei Federal 14.017), será destinado a profissionais das áreas de música, dança, circo, teatro, artesanato, fotografia, literatura, memória, culturas populares e tradicionais, artes visuais e digitais, pesquisas artístico-culturais, conservação e restauração, patrimônio, audiovisual, cultura alimentar e gastronomia.

Profissionais do circo podem ser beneficiados por causa da pandemia (foto: Circo Castelli/Divulgação)

Os editais foram criados pelo sistema de cultura do estado, formado pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC – Rede Minas e Rádio Inconfidência), Fundação Clóvis Salgado (FCS), Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em consonância com a sociedade civil, destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

“Construímos os editais da LAB em Minas a partir de muita escuta e diálogo com a classe artística, os gestores e fazedores de cultura de todas as regiões demonstrando o compromisso do governo em amparar esse setor fundamental para a retomada econômica do Estado”, afirmou.

O prazo de inscrições difere de acordo com a modalidade de cada edital. O formulário de inscrição e os editais estão disponíveis emhttp://www.secult.mg.gov.br/leialdirblanc.

EDITAIS

Audiovisual

Produção de curtas de baixo custo; licenciamento de obras audiovisuais; prêmio para filmes, profissionais do audiovisual, distribuidoras e exibidoras, roteiros e argumentos e produtoras. 

Artes cênicas, música, festivais e espaços culturais  

Bolsas para artistas e propostas de ações artísticas nas áreas de música, dança, circo, mostras e festivais e espaços culturais

Restauração e conservação de artes visuais e cultura popular

Bolsas

Literatura, bibliotecas, museus e fotografia

Premiação e bolsas para espaços e realização de projetos e pesquisas

Demais setores

Pontos de cultura, pareceristas (para integrar a comissão da Lei Aldir Blanc), ações na área de gastronomia, bolsas para artistas circenses e artesãos

Fonte: https://www.uai.com.br/app/noticia/artes-e-livros/2020/11/02/noticias-artes-e-livros,264394/lei-aldir-blanc-lab-destina-r-119-5-milhoes-para-area-cultural.shtml
PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2020