Tragédia no RS: saiba onde doar no Vale do Aço

Já são quase 1,4 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Por Plox

07/05/2024 17h49 - Atualizado há 12 dias

O Vale do Aço está se mobilizando para arrecadar donativos para as vítimas do desastre climático que atinge 388 cidades no Rio Grande do Sul, ou seja 78% do estado. São vários pontos de arrecadação nas cidades, de diversas iniciativas. Mas todas com o mesmo objetivo: levar a solidariedade e o amor dos mineiros por meio de roupas, agasalhos, água, remédios e ração para os pets. O Plox recebeu o material de algumas campanhas e mostra para você também  vídeos dos organizadores. Entre eles, a gaúcha Fabiane Zanchin, médica veterinária que mora em Ipatinga há quatro anos e tem parentes no Rio Grande do Sul. Acompanhe e veja como doar.

 

Fabiane Zanchin conta que a família dela não foi afetada pela tragédia, mas estão se mobilizando para ajudar os que foram. Os donativos que a campanha organizada por Fabiane podem ser entregues nos seguintes pontos, até o fim de semana:

 

A Fundação Luthi, que desde 2017 realiza trabalhos voluntários em Ipatinga, Teófilo Otoni, BH e no nordeste do Brasil, também organizou uma campanha para arrecadar doações até esta quinta-feira (09). Entre os pontos de coleta, está o batalhão do Corpo de Bombeiros em Ipatinga. Veja o que doar e os outros pontos de arrecadação:

A empresária Marcela Rodrigues também se sentiu tocada pela dor dos gaúchos por uma tragédia vista antes no sul do Brasil. As doações podem ser entregues até o dia 18 na loja  Sapatos Club, na Avenida Carlos Chagas, 238, no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga.

 

Aeroporto do Vale do Aço

Em resposta às enchentes devastadoras, todos os aeroportos com voos comerciais da Infraero estão unidos em solidariedade. De Canoa Quebrada a Sorriso, cada terminal serve como ponto de coleta para doações cruciais.

Água, alimentos não perecíveis, e itens de higiene podem ser doados nos nossos terminais aéreos designados, fazendo a diferença na vida daqueles afetados pela tragédia. Sua contribuição é vital!

Locais de doação:
- Aeroporto de Canoa Quebrada, Crateús, Governador Valadares, Iguatu, Ipatinga, Jericoacoara, Linhares, Mossoró, Passo Fundo, Paulo Afonso, Salinópolis, Santo Ângelo, Santos Dumont, São Benedito, Sobral, Sorriso.

 

Correios

 

Clube Morro do Pilar

 

Doar de onde estiver

 

Mais de 78% dos municípios gaúchos foram impactados pelas chuvas
O número de municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas chega a 388, o que representa 78,13% dos 497 do estado. Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta terça-feira (7).

O balanço aponta ainda 90 mortes confirmadas decorrentes dos temporais e outros quatro óbitos em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos recentes.

No momento, o número de desaparecidos chega a 132. No levantamento oficial, em todo o estado há 361 feridos.

Com 10,88 milhões de habitantes, de acordo com o Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 1,36 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas que ocorrem desde 29 de abril, o que representa 12,55% dos habitantes do estado.

O governo contabiliza ainda 155.741 pessoas desalojadas, e 48.147 pessoas estão temporariamente em abrigos.
 

Destaques