Brasil

turismo

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Conheça a região do Uruguai que está entre as melhores no turismo sustentável  

    Corredor de Los Pájaros Pintados é reconhecido por beleza e projetos sustentáveis que envolvem comunidade e turistas

    Por Plox

    15/03/2020 14h44 - Atualizado há cerca de 4 anos

    A premiação organizada pela WTM Latin America (World Travel Market) elege o Corredor de Los Pájaros Pintados, região uruguaia, como uma das melhores em turismo responsável. A escolha faz parte de uma premiação organizada pelo maior evento de turismo do mundo – WTM, que acontece em SP de 31 de março a 2 de abril e colocou a região uruguaia entre os finalistas.

    Mais de 50 destinos da América Latina, representando diferentes iniciativas de Brasil, Chile, Colômbia, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, se inscreveram na premiação, que tem como objetivo reconhecer projetos inovadores no âmbito do turismo, a fim de inspirar e desenvolver novas iniciativas.

     

    uruguaiFoto: divulgação
     

    Os países puderam participar em 4 categorias, que se dará a conhecer os ganhadores no dia 31 de março: Melhor redução da pobreza e inclusão, Melhor contribuição para preservação da vida silvestre, Melhor atração do patrimônio cultural, e Melhor destino para turismo responsável.

    A categoria na qual participa a Região do Corredor de Los Pájaros Pintados indica que o turismo responsável consiste em transformar os destinos em lugares melhores, para que as pessoas vivam e visitem. Parte da responsabilidade dos destinos é fazer que o turismo trabalhe a favor da mudança, fazendo de cada visita uma experiencia agradável, promovendo assim a criação de empregos locais qualificados, preservação cultural, natural e sustentável da indústria a longo prazo. Essa premiação está destinada as localidades que utilizam o turismo para promover o desenvolvimento local sustentável.

     

    uruguai-3Foto: divulgação

     
    Projeto Corredor de Los Pajaros Pintados

    O Corredor de los Pájaros Pintados foi promovido em 2017 pelo Ministério do Turismo, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os principais protagonistas são operadores turísticos e vários municípios. O corredor envolve as regiões de Artigas até Colônia, ao longo da costa. O último lugar incorporado foi Conchillas.

    A região é um espaço de trabalho associativo, que faz parte do Programa para o Desenvolvimento de Corredores Turísticos e é composto por locais dos estados de Soriano, Rio Negro, Paysandú, Salto, Bella Unión e Carmelo, e o objetivo é consolidar um corredor turístico do rio Uruguai e destinos associados.

    O Corredor orienta suas ações para melhorar a competitividade territorial, identificando interesses comuns dos participantes do setor público e privado com os seguintes objetivos: melhorar a oferta; fortalecer laços comerciais e sinergias, que melhoram o potencial do mercado e promovem a criação de produtos turísticos regionais.

     

    uruguai-5Foto: divulgação

     

    Além disso, fortalecer os produtos turísticos, por meio de treinamento, consultoria, benchmarking, apoio ao empreendedorismo, formalização, qualidade, entre outros; ao mesmo tempo, divulga e promove a comercialização por meio de plataformas tecnológicas, material de divulgação e promoção, fampress, fam tours e participação em feiras nacionais e internacionais.

    Também busca gerar informações de qualidade através da criação de um Observatório Turístico que ofereça insumos para a tomada de decisões que contribuam para o melhor desenvolvimento do setor.

     

    O Destino

    Esse corredor formado às margens do rio Uruguai abrange os encantos dos departamentos de Soriano, Rio Negro, Paysandú, Salto, Bella Unión, Carmelo e Nueva Palmira.

    Múltiplas atrações podem ser encontradas nessa região: Cruzeiros náutico no rio Uruguai, fontes termais, contato com a natureza, rota dos sabores, vilas encantadoras, e o Museu Anglo, recentemente reconhecido pela Unesco, são algumas delas.

    Em um ambiente natural de belas paisagens e em contato com características culturais que se manifestam em costumes, festivais, sabores e produção local, o Corredor de Los Pájaros Pintados se consolida cada vez mais como um destino turístico imperdível na oferta variada e amável do Uruguai.

    Algumas das atrações que fazem do Corredor das Aves Pintadas um destino imperdível no Uruguai.

     
    Patrimônio e cultura

    Tradições locais, festas, museus, monumentos e uma gastronomia ligada à história particular de cada localidade permitem descobrir aspectos muito peculiares da história e cultura uruguaias. Conhecer Fray Bentos e o bairro Anglo, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, é uma das atividades imperdíveis. Dezenas de eventos culturais, como o Jazz Nas Ruas, que acontece em janeiro em Mercedes (Soriano) ou o Carnaval de Bella Unión, em Artigas, uma das mais movimentadas do norte do país, prometem experiências inesquecíveis.

     

    uruguai-4Foto: divulgação

     

    Aventura náutica

    A vela é uma das melhores opções para conhecer o rio Uruguai e seus afluentes. Os passeios podem ser feitos de catamarã, barco, caiaque, canoa, traineira e veleiro. Além disso, outras atividades relacionadas ao rio, como rafting e flutiação, podem ser realizadas. Isso contribui para uma grande agenda de eventos como regatas, travessias e competições esportivas ao longo do ano, além de instalações e serviços específicos em Carmelo, Nueva Palmira, Villa Soriano, Mercedes, Dolores, Nuevo Berlim, Montes del Queguay, Plateau de Artigas, Paysandú, Salto e Bella Union.

     

    uruguai-2Foto: divulgação

     

    Natureza e áreas protegidas

    Para os amantes da natureza, em todo o seu comprimento, o corredor oferece a possibilidade de desfrutar de experiências de ecoturismo em espaços naturais de uma paisagem única e beleza da biodiversidade. Esteros de Farrapos e as ilhas do rio Uruguai, Montes del Queguay e Rincón de Franquía, são áreas protegidas que o convidam a desfrutar de caminhadas, observação da vida selvagem e espécies nativas da flora e turismo de aventura.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]