Tensões políticas: Lira busca controlar CPIs e desafia STF

Presidente da Câmara pretende abrir comissões para investigar o governo, apesar de oposição e limites regimentais

Por Plox

17/04/2024 10h17 - Atualizado há 13 dias

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, em uma movimentação estratégica e potencialmente provocativa, anunciou que irá autorizar a abertura de cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), visando investigar assuntos que poderiam impactar o governo federal. A decisão foi comunicada durante uma reunião com líderes partidários nesta terça-feira, evidenciando uma tentativa de Lira de fortalecer sua posição política e a de seu aliado, Elmar Nascimento, na disputa pela presidência da Câmara.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lira, que enfrenta desafios tanto do governo quanto do Supremo Tribunal Federal (STF), parece buscar reforçar sua influência ao aproveitar o máximo regimental de cinco CPIs simultâneas, apesar de existirem oito pedidos. Os temas variam desde o aumento do uso de crack no Brasil até acusações de irregularidades em empresas de energia e venda de passagens. Este limite obrigará a uma negociação para decidir quais CPIs serão efetivamente instaladas.

A situação de Lira com o governo se complicou após a demissão de seu primo, Wilson César de Lira Santos, da superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas, uma movimentação que o presidente da Câmara atribuiu a pressões políticas. Em resposta, Lira exigiu ao governo a nomeação de outra pessoa de sua confiança para o cargo, marcando um claro embate com o Executivo.

Em outro campo de batalha, Lira se opõe ao STF, principalmente após a Corte decidir ampliar os critérios para julgamento de políticos com foro privilegiado. Contrário a essa decisão, ele propôs a criação de um grupo de trabalho para revisar as prerrogativas parlamentares, uma medida que parece buscar limitar o alcance do Supremo.

Além disso, o Conselho de Ética da Câmara prepara-se para escolher um novo relator para o processo de cassação do deputado Chiquinho Brazão, acusado de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco. A escolha dos relatores tem sido um processo complicado, refletindo as tensões e as divisões dentro da própria Câmara.

Estes desenvolvimentos sublinham a crescente polarização e os complexos jogos de poder em Brasília, com Lira no centro de várias frentes de confronto político. A forma como estas CPIs serão gerenciadas e os resultados das mesmas poderão ter implicações significativas para o cenário político nacional, especialmente no que tange às relações entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil.

Destaques