Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Esportes

Fifa propõe licença-maternidade obrigatória para jogadoras

Atletas teriam direito a 14 semanas, com 2/3 do salário contratado

19/11/2020 às 16:21 por Redação Plox

A Fifa pretende adotar novos regulamentos para proteger os direitos das jogadoras, incluindo a licença-maternidade obrigatória, informou a entidade mundial do futebol nesta quinta-feira (19). As reformas foram propostas pelo Comitê de Participante do Futebol da Fifa (FSC) e serão encaminhadas ao Conselho da Fifa no mês que vem para serem aprovadas.

Embora muitas jogadoras da Europa já contem com a proteção da lei trabalhista de seus países, a Fifa diz que almeja criar "novos padrões mínimos globais" para jogadoras de todo o planeta, dada a emergência rápida de novos clubes e ligas femininas no mundo.

As regras propostas incluem uma licença-maternidade obrigatória de 14 semanas, com um mínimo de dois terços do salário contratado e uma garantia de que "nenhuma jogadora deveria sofrer uma desvantagem em resultado de ficar grávida".

Foto: Divulgação

 

Os regulamentos planejados também determinam que, quando elas voltarem da licença-maternidade, os times precisam "reintegrar as jogadoras e proporcionar apoio médico e físico adequado".

Os direitos contratuais das jogadoras já estão contemplados nos regulamentos vigentes para todos os jogadores de futebol, mas as mudanças são uma tentativa de tratar de problemas específicos das jogadoras, e são vistas como um mínimo básico que pode ser aplicado em todos os países.

Compartilhar a notícia

para você
Foto: Reprodução/Internet
SAúDE

Novembro Azul: câncer de próstata é a neoplasia com maior incidência em todas as regiões do Brasil

Entre os estados, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul, são os locais com maior incidência da doença

(crédito: PxHere/Divulgação )
LAZER

Exercícios físicos e longevidade: mulheres levam vantagem, revela estudo

Pesquisa aponta que atividades físicas reduzem mais o risco de morte precoce e eventos cardiovasculares em mulheres do que em homens.

Lula desconversa sobre gastos e destaca promessa bilionária da França
POLíTICA

Lula desconversa sobre gastos e destaca promessa bilionária da França

Presidente afirma não saber valores de viagens, mas revela compromisso de R$ 100 bilhões em investimentos de empresas francesas

aaa
POLíCIA

Mulher é agredida por ex-colega de trabalho após recusar pedido de namoro

O agressor, ao ser interrogado pelos guardas, afirmou que mantinha uma forte amizade com a vítima desde dezembro e que havia tentado iniciar um relacionamento amoroso várias vezes, sempre encontrando resistência