Maduro domina cédula eleitoral venezuelana com 13 aparições

Presidente busca terceiro mandato em meio a controvérsias; oposição apresenta novo candidato após barramentos judiciais

Por Plox

24/04/2024 13h25 - Atualizado há 10 dias

O presidente venezuelano Nicolás Maduro revelou a versão inicial da cédula de votação para as próximas eleições presidenciais, marcadas para 28 de julho. Na cédula apresentada, a imagem e o nome de Maduro são predominantes, aparecendo 13 vezes, inclusive ocupando todos os espaços da primeira fileira.
Veja o vídeo: 


 

Este documento ainda é provisório e aguarda novas inserções, incluindo a do candidato da oposição, Edmundo González, recentemente indicado pela Plataforma Democrática Unitária. González, ex-embaixador e escritor, foi escolhido após uma série de veto judicial aos principais adversários de Maduro, impactando significativamente o cenário político venezuelano.

Foto: reprodução X

 

O sistema eleitoral da Venezuela destina a cada partido um espaço na cédula, com a ordem e a posição influenciadas pelo desempenho em eleições anteriores e a data de registro da legenda. A liderança de Maduro no Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) garante a este a posição de destaque no documento.

Os opositores enfrentam uma série de desafios. Além de González, figuras como Maria Corina Machado e Henrique Capriles foram barradas de participar das eleições por decisões do Supremo Tribunal de Justiça, alinhado ao governo. A situação eleitoral venezuelana recebeu críticas internacionais, incluindo comentários do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que classificou os impedimentos como "graves".

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

As eleições de julho são decisivas para Maduro, que está no poder desde 2013, após a morte de Hugo Chávez, e busca agora seu terceiro mandato consecutivo.

Destaques