Aumenta número de mortos em consequência das chuvas no Espírito Santo

Atualmente, sete indivíduos seguem desaparecidos.

Por Plox

26/03/2024 14h28 - Atualizado há cerca de 1 mês

As chuvas torrenciais que devastaram o sul do Espírito Santo no último fim de semana elevaram para 20 o total de fatalidades, informou a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Entre as vítimas, 18 foram registradas em Mimoso do Sul, incluindo cinco pessoas em uma instituição para indivíduos com deficiência afetada pelas águas. Apiacá registra outras duas mortes. Atualmente, sete indivíduos seguem desaparecidos.

Foto: Reprodução/ Casa Militar ES

Alerta moderado e riscos persistentes

A Defesa Civil ajustou o alerta para chuvas intensas para moderado nesta terça-feira, mas enfatizou o perigo contínuo de deslizamentos e quedas de barreiras, especialmente em 21 municípios do sul do estado.

Desalojados e desabrigados: um panorama crítico

Os estragos causados pelas tempestades desde sexta-feira resultaram em 7.296 pessoas desalojadas e 408 desabrigadas. Os municípios de Apiacá, Mimoso do Sul, Vargem Alta, Muniz Freire e Bom Jesus do Norte foram os mais afetados.

Ação emergencial e reconhecimento de calamidade

Trinta municípios receberam auxílio emergencial, incluindo provisões básicas e suporte para reconstrução. Treze cidades obtiveram reconhecimento de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, facilitando o acesso a recursos para assistência humanitária.

Rodovias afetadas e interdições contínuas

Diversas rodovias, incluindo trechos da BR-482 e estradas estaduais como a ES-393, ES-379, e ES-181, enfrentam interdições parciais ou totais. A ES-297 está completamente fechada, sem previsão para reabertura, destacando o impacto significativo nas vias de transporte da região.

Destaques