Chinês resgatado no mar de Santos foge de UPA antes de receber atendimento

A identidade do indivíduo permanece um mistério, assim como sua incapacidade de comunicar-se em qualquer língua conhecida no momento do resgate.

Por Plox

26/03/2024 18h58 - Atualizado há cerca de 1 mês

Na cidade de Santos, litoral paulista, um homem de origem chinesa causou surpresa ao ser encontrado à deriva no mar e, posteriormente, ao fugir da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para onde foi encaminhado para cuidados médicos no último sábado (23). A identidade do indivíduo permanece um mistério, assim como sua incapacidade de comunicar-se em qualquer língua conhecida no momento do resgate.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Atendimento inicial e fuga misteriosa

A organização Pró-Saúde, responsável pela gestão da UPA Zona Leste, detalhou que o homem foi atendido na sala de emergência logo após sua chegada, conduzido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Avaliações iniciais indicaram que seus sinais vitais, incluindo pressão arterial, batimentos cardíacos, níveis de glicose, temperatura corporal e oxigenação, estavam todos dentro dos parâmetros normais, o que eliminou a necessidade de intervenções médicas de emergência.

Apesar de estar em condições estáveis e não necessitar de um leito de emergência, foi solicitado ao homem que aguardasse na recepção para um atendimento clínico subsequente em consultório. No entanto, ele optou por deixar a unidade antes mesmo de receber este atendimento, conforme comunicado pela Pró-Saúde.

Resgate dramático

O chinês foi primeiramente notado por funcionários do Porto de Santos, flutuando nas águas próximas ao Terminal de Contêiner (Tecon), aparentando estar sem vida. A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), órgão da Marinha do Brasil, confirmou que o resgate foi efetuado com sucesso, e o homem foi levado ao cais flutuante para os procedimentos iniciais de socorro.

Destaques