Laboratório em BH sob investigação por suspeita de exportação ilegal de medicamentos

Empresa sem alvará é acusada de enviar remédios para o Chile; Polícia Federal assume o caso

Por Plox

26/03/2024 08h51 - Atualizado há cerca de 1 mês

Um laboratório de manipulação de medicamentos situado na área Centro-Sul de Belo Horizonte entrou na mira da Polícia Federal. Fechado pela Vigilância Sanitária local e outros órgãos em 6 de fevereiro, a investigação se aprofunda na suspeita de exportação ilegal de produtos farmacêuticos para o Chile. Inicialmente conduzido pela Polícia Civil de Minas Gerais, o caso ganhou dimensões internacionais, motivando a transferência para a esfera federal.

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Detalhes da operação

A ação que culminou na interdição do estabelecimento contou com a participação da Vigilância Sanitária de Belo Horizonte, Fiscalização de Controle Urbanístico e Ambiental de BH e o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais. A operação foi desencadeada após denúncias anônimas que apontavam a manipulação e exportação sem nota fiscal de produtos injetáveis destinados ao Chile.

Ao inspecionar o local, autoridades se depararam com uma significativa quantidade de medicamentos injetáveis, alguns dos quais sob regulamentação da Polícia Federal. Duas supostas funcionárias do laboratório apresentaram documentação não correspondente ao local inspecionado, incluindo uma solicitação de alvará e um certificado de funcionamento para outro endereço, sem conseguir justificar a origem das substâncias controladas encontradas.

Encaminhamento para a Polícia Federal

A Polícia Civil, que inicialmente lidou com o caso, destacou que a investigação foi encaminhada à Polícia Federal. O motivo da transferência se deve à natureza transnacional das alegações e ao envolvimento de atividades sob jurisdição federal. O inquérito permanece aberto, à medida que novos desenvolvimentos sobre a suposta rede de exportação ilegal de medicamentos são aguardados.

Destaques