Brasil

bichos

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Pesca na Lagoa Silvana ficará fechada até fevereiro

    Proteção do período de reprodução dos peixes visa coibir a pesca predatória das espécies nativas

    Por Plox

    30/10/2020 16h56 - Atualizado há mais de 3 anos

    A partir de domingo (1), entra em vigor o período de defeso da piracema na Bacia Hidrográfica do Leste, no Estado de Minas Gerais, com o objetivo de assegurar a proteção à reprodução natural das espécies de peixes nativos em fase de procriação. Diante disso, o Clube Náutico Alvorada (CNA) manterá a pesca na área da Lagoa Silvana fechada, com exceções para pesca desembarcada, somente nas passarelas de pescadores e ancoradouros, somente de espécies não nativas.

    Foto: Divulgação

     

    A restrição vai até 28 de fevereiro de 2021, sendo regulamentada pela portaria Nº 155/2011 do Instituto Estadual de Florestas-IEF. “O objetivo do fechamento da pesca, devido ao início da piracema, fase de reprodução dos peixes, é combater a pesca predatória de peixes nativos, além de prevenir e reprimir possíveis infrações e crimes ambientais. Respeitar esta época é fundamental para a manutenção do meio ambiente e da vida de nossas espécies nativas”, afirma o gerente Operações do Clube Náutico Alvorada, Wesley Chaves.

    Neste mesmo período, o policiamento ambiental da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e as rondas internas no CNA são intensificados, como ocorre todos os anos, visando coibir a pesca predatória. Quem for flagrado pescando contrariando a portaria pode responder por crime ambiental, ter os equipamentos apreendidos e ficará sujeito ao pagamento de multas.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]