Aumento nas tarifas de água da Copasa entra em vigor

Arsae-MG aprova Reajuste de 4,21% para Consumidores da Copasa

Por Plox

01/01/2024 13h13 - Atualizado há 8 meses

A partir desta segunda-feira, 1° de janeiro, os consumidores da Copasa enfrentarão um aumento nas tarifas de água, após a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (Arsae-MG) ter autorizado um reajuste médio de 4,21%. Este reajuste, que já entrou em vigor, é uma mudança significativa para os usuários e permanecerá aplicável até 2025.

A Arsae-MG explicou que o cálculo do novo valor levou em consideração diversos fatores, incluindo a inflação do período, além de bonificações ou penalidades relacionadas ao cumprimento das metas estabelecidas pela agência. Enquanto isso, em contraste com o aumento nas tarifas da Copasa, os consumidores no Norte e Nordeste de Minas, atendidos pela Copanor, experimentarão uma redução tarifária. As tarifas de água e esgoto nessas regiões serão reduzidas em 7,68%, refletindo o descumprimento de metas de desempenho pela Copanor.

Foto:Reprodução/Pixabay

A Arsae-MG citou o desempenho insatisfatório da Copanor em áreas como tratamento de esgoto, taxa de manifestações de falta de água, descontinuidade do serviço e reclamações de refluxo de esgoto como razões para a redução tarifária. Em contrapartida, a Copasa tem um ciclo tarifário de quatro anos, com o primeiro ano marcado por uma revisão tarifária e os demais por reajustes. A Copanor, por outro lado, opera com um ciclo de um ano, o que resulta em revisões tarifárias anuais.


 

Destaques