Em primeira mensagem de 2024, Papa Francisco critica violência contra as mulheres

Ele ressalta que é “contra toda forma de posse ou abuso”

Por Plox

01/01/2024 15h33 - Atualizado há 8 meses

No seu primeiro discurso de 2024, Papa Francisco usou a oração do Angelus nesta segunda-feira (1) para fazer uma crítica contundente à violência contra as mulheres. Falando da janela do Palácio Apostólico e diante de mais de sete mil fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa defendeu que “o amor nunca sufoca” e se posicionou “contra toda forma de posse ou abuso”.

O pontífice destacou que o amor verdadeiro oferece espaço e oportunidade de crescimento ao outro. “Lembremos disso: o amor nunca sufoca, o amor dá espaço ao outro e permite que cresça”, afirmou, reforçando a importância do respeito à dignidade e da liberdade de expressão nas relações.

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

No contexto do dia dedicado à Virgem Maria, o Papa dedicou sua mensagem especialmente às mulheres e mães, enfatizando a necessidade de um amor que respeite e promova a dignidade individual. Mais cedo, na primeira missa do ano na Basílica do Vaticano, ele abordou a mesma temática, ressaltando a importância de relações baseadas em respeito e justiça. “Quem fere uma mulher, profana Deus”, destacou em sua homilia, sublinhando a gravidade da violência contra as mulheres.

Destaques