Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Ipatinga recebe novo lote de vacinas contra a Covid-19

    O Governo do Estado enviou para a região do Vale do Aço 6.100 doses

    Por Plox

    01/02/2021 20h37 - Atualizado há 9 meses

    Município prioriza aplicação da segunda dose, que garante a eficácia do antivírus entre o público atendido com a primeira remessa

    Ipatinga recebeu nesta segunda-feira (1) um novo lote de vacinas contra a Covid-19. O Governo do Estado enviou para a região do Vale do Aço 6.100 doses. Desse total, foram disponibilizadas para Ipatinga 2.172, sendo 1.560 da Oxford e 612 da Coronavac. Ipatinga recebeu ainda outras 4.614 doses para atender aqueles que já receberam a primeira imunização.

    O município está finalizando nesta semana a imunização, com a primeira dose, das pessoas com 60 anos ou mais abrigadas em entidades de atendimento a idosos, assim como dos cuidadores que trabalham nestas instituições de longa permanência.

    O destino da nova remessa de vacinas é aquele orientado por informe técnico do Ministério da Saúde. Continuarão sendo imunizados trabalhadores da área de saúde que atuam no combate ao vírus em sua rotina diária. Após a etapa de imunização deste primeiro público, e com a chegada de novas remessas ao município, o grupo seguinte serão os idosos.  

    Foto: Divulgação PMI

     

    SEGUNDA DOSE
    O secretário de Saúde do município, Juliano Nogueira, observa que, como a quantidade das vacinas que estão chegando ao município ainda é insuficiente para garantir a imunização de toda a população, há um empenho em adotar medidas rigorosas para garantir o controle e a destinação das doses disponibilizadas, por recomendação do prefeito Gustavo Nunes.

    “Vamos iniciar a segunda fase de imunização, ou seja, a aplicação da segunda dose, que garante a eficácia da vacina e que ocorre no intervalo de mais ou menos 15 dias após a primeira dose. Precisamos ser ainda mais criteriosos nesse momento, e evitar que ocorra fraude ou ‘fura-fila’. Estamos tomando medidas enérgicas para garantir o cumprimento da sequência prioritária de vacinas”, disse o secretário municipal de Saúde.  

    Um dos procedimentos adotados para garantir um controle mais rigoroso das doses aplicadas no município é manter uma lista atualizada de todas as pessoas que receberam a vacina em Ipatinga, contendo as seguintes informações: dados do vacinado (CPF, nome completo, sexo, data de nascimento e nome da mãe); grupo prioritário; nome da vacina; tipo de dose aplicada, data da vacinação; número do lote da vacina; nome do fabricante; CPF do vacinador, e Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) do serviço de vacinação.

    Foto: Divulgação PMI

     

    BALANÇO
    Conforme balanço da Secretaria de Saúde, até o momento já foram vacinadas 3.053 pessoas contra a Covid-19, no município, entre profissionais que trabalham na linha de frente do combate à doença e idosos e cuidadores de instituições de longa permanência.

    GRUPOS PRIORITÁRIOS 
    O Ministério da Saúde publicou no dia 22 de janeiro um novo Plano Nacional de Vacinação, adicionando outras categorias ao público prioritário definido inicialmente para tomar a vacina.

    A nova versão do plano inclui caminhoneiros e trabalhadores dos transportes aéreo, marítimo e terrestre. E a sequência de imunização da população prioritária será seguida em Ipatinga à medida que as vacinas forem encaminhadas por meio da Superintendência Regional de Saúde.

    Confira a relação dos grupos prioritários:
    Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilos ou instituições
    Pessoas com deficiência vivendo em instituições
    Povos indígenas vivendo em terras indígenas
    Trabalhadores de Saúde
    Pessoas de 80 anos ou mais
    Pessoas de 75 a 79 anos
    Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas
    Povos e comunidades tradicionais Quilombolas
    Pessoas de 70 a 74 anos
    Pessoas de 65 a 69 anos
    Pessoas de 60 a 64 anos
    Pessoas com comorbidades
    Pessoas com Deficiências Permanentes Graves
    Pessoas em situação de rua
    População privada de liberdade
    Funcionários do sistema carcerário
    Trabalhadores de educação do ensino básico
    Trabalhadores de educação do ensino superior
    Forças de segurança e salvamento
    Forças Armadas
    Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros
    Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário
    Trabalhadores de transporte aéreo
    Trabalhadores de transporte de aquaviário
    Caminhoneiros
    Trabalhadores portuários
    Trabalhadores industriais
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]