Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Vacina de dose única contra dengue do Butantan mostra 79,6% de eficácia

    Estudo com mais de 16 mil participantes em 13 estados brasileiros indica eficácia robusta; registro na Anvisa previsto para o segundo semestre

    Por Plox

    01/02/2024 07h37 - Atualizado há 29 dias

    O Instituto Butantan alcançou um marco significativo no combate à dengue com o desenvolvimento de sua vacina, que demonstrou uma eficácia de 79,6% em um estudo abrangente. Publicado no "The New England Journal of Medicine", o estudo será divulgado nesta quinta-feira (1º) e é fruto da colaboração de pesquisadores de 16 centros brasileiros, sob a coordenação do Instituto. Esper Kallás, um renomado infectologista, destacou em entrevista à Agência FAPESP a importância desta publicação, salientando o rigor e a qualidade da pesquisa.

    crédito: AgÃ?ªncia Brasil

    Eficácia Abrangente e Planos para Registro O imunizante mostrou alta eficácia em indivíduos entre 2 e 59 anos, independente de terem sido infectados anteriormente pela doença. A eficácia variou entre as faixas etárias, sendo 80,1% para crianças de 2 a 6 anos, 77,8% para participantes de 7 a 17 anos e impressionantes 90% para adultos de 18 a 59 anos. O Instituto Butantan planeja solicitar o registro da vacina na Anvisa no segundo semestre deste ano, com expectativa de aprovação definitiva em 2025, conforme mencionado por Kallás.

    Resultados Encorajadores e Segurança da Vacina Os resultados foram animadores, especialmente considerando os diferentes sorotipos de dengue em circulação no Brasil. A vacina mostrou uma proteção de 73,6% em voluntários sem infecção prévia e 89,2% entre os que já haviam sido expostos ao vírus. Especificamente, a eficácia foi de 89,5% contra o sorotipo 1 (DENV-1) e 69,6% contra o sorotipo 2 (DENV-2). Importante ressaltar, a maioria das reações adversas observadas foi classificada como leve ou moderada, com eventos adversos sérios registrados em menos de 0,1% dos vacinados.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]