Macaulay Culkin lamenta morte de Catherine O'Hara de ‘Esqueceram de mim’
A canadense, referência da comédia, teve a morte noticiada nesta sexta-feira (30) após diagnóstico de uma doença não divulgada; Macaulay Culkin prestou homenagem nas redes
Recuperado de uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma sua agenda pública na próxima segunda-feira (2), em Brasília. O primeiro compromisso confirmado é a participação na sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2026, promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Presidente Lula e o presidente do STF, Edson Fachin
Foto: Presidência
A presença de Lula consta na agenda prévia divulgada pelo Palácio do Planalto. A cerimônia marca o reinício das atividades regulares da Corte neste ano e simboliza a reabertura dos trabalhos do Judiciário em 2026.
Lula foi submetido ao procedimento oftalmológico na sexta-feira (30). Segundo o Planalto, a cirurgia foi simples, ocorreu sem intercorrências e o presidente recebeu alta no mesmo dia. Desde então, ele permanece em repouso na residência oficial, em Brasília.
Além da retomada das atividades do STF, a segunda-feira também marca a reabertura dos trabalhos no Congresso Nacional. Deputados e senadores se reúnem em sessão conjunta para inaugurar o último ano da atual legislatura, em cerimônia marcada para as 15h, no plenário da Câmara dos Deputados.
A sessão será conduzida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Durante o ato, será lida a mensagem do presidente da República com os projetos considerados prioritários para 2026. Lula não tem presença confirmada e deve ser representado por um ministro do governo.
Também está prevista a leitura de uma comunicação do Poder Judiciário aos parlamentares. Em seguida, haverá pronunciamentos do representante do STF, do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e, por fim, de Davi Alcolumbre. Os demais parlamentares não discursam, em respeito ao rito tradicional da abertura do ano legislativo.
A solenidade no Congresso é marcada por um protocolo solene, com honras militares, execução do Hino Nacional, salva de tiros de canhão e a participação dos Dragões da Independência na rampa do Parlamento.
A agenda de Lula após a recuperação da cirurgia inclui compromissos em Brasília ao longo da semana e uma viagem à Bahia. Na terça-feira (3), o presidente participa da cerimônia de apresentação das cartas credenciais de novos embaixadores, tradicional ato diplomático realizado no Palácio do Planalto.
Na quarta-feira (4), está previsto o lançamento do Pacto de Enfrentamento ao Feminicídio, iniciativa voltada ao combate à violência letal contra mulheres e tratada como uma das prioridades da área social do governo federal.
Já na sexta-feira (6), Lula deve viajar a Salvador para participar da entrega de ambulâncias do Samu, equipamentos para unidades de saúde e aparelhos cirúrgicos, dentro de programas federais na área da saúde. A viagem à Bahia será o primeiro compromisso fora de Brasília após a cirurgia, consolidando a retomada da rotina presencial do presidente.