Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Profissionais da Saúde passam por capacitação para testes rápidos em Fabriciano

    O objetivo transmitir e alinhar informações importantes sobre o sistema de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)

    Por Plox

    01/03/2019 11h14 - Atualizado há quase 3 anos

    A  Secretaria de Governança da Saúde, realizou na quarta-feira e quinta-feira, 27 e 28,  uma capacitação com orientações sobre os testes rápidos para os enfermeiros da rede, em Coronel Fabriciano-MG. O treinamento ocorreu no Núcleo de Especialidades em Programas de Saúde (NEPS), e teve como principal objetivo transmitir e alinhar informações importantes sobre o sistema de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

    O primeiro tema abordado na capacitação foi sobre as questões relacionadas ao aconselhamento pré e pós-teste rápido. Após essa etapa, foi abordado os fluxos de funcionamento interno do NEPS - sobre a entrada dos usuários e como é feito o acompanhamento destes usuários nas UBS-. Na última etapa foi realizado o treinamento prático dos enfermeiros, no qual será possível a execução dos testes rápidos para as IST’s, como Hepatites Virais B e C, Sífilis e HIV.

    enfer(Foto: Assessoria da Prefeitura de Coronel Fabriciano)

    A enfermeira responsável Técnica da Atenção Básica, Marcela Lane Reis de Carvalho, explicou que os testes rápidos só indicam ao paciente sua situação sorológica atual, ou seja, se ele tem ou não uma determinada doença. “Os testes não conferem imunidade, nem proteção ao paciente. O que vai impedir a contaminação de uma infecção sexualmente transmissível é sempre o sexo seguro, com o uso do preservativo masculino ou feminino. Os testes são para detecção rápida para que a pessoa possa procurar tratamento adequado à tempo”, ressaltou.

    enfe(Foto: Assessoria da Prefeitura de Coronel Fabriciano)

    Marcela ainda reforça que os preservativos estão sendo distribuídos de forma gratuita em todas as UBS do município, e os enfermeiros estão disponíveis para dar todas as orientações. E, em virtude das festividades de Carnaval, está sendo realizada uma intensificação destes serviços. “Estamos fazendo uma ampliação destes testes rápidos até a semana que vem em todas as unidades de saúde do município, e isso é muito importante para a preservação da saúde da população”, afirma.  

    Em 2018 foi implantado esse serviço dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, sendo assim, todas as unidades de Coronel Fabriciano realizam os testes rápidos. Para a ação ser executada, é necessário ser feito um treinamento com os enfermeiros da rede, em forma de treinamentos teóricos e depois a capacitação prática. 

     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]