Bruce Willis não reconhece mais a mãe e apresenta quadro de agressividade, diz parente

A doença em que o ator tem progride rapidamente e afeta diversas áreas do cérebro, incluindo foco, personalidade e memória

Por Plox

01/03/2023 13h41 - Atualizado há mais de 2 anos

Recentemente, o famoso ator de Hollywood, Bruce Willis, conhecido por seus papéis em filmes como "Duro de matar" e "O sexto sentido", foi diagnosticado com demência frontotemporal, uma doença degenerativa que afeta diversas áreas do cérebro, incluindo foco, personalidade e memória.

Segundo relatos de pessoas próximas ao ator, a doença está progredindo rapidamente e Bruce está tendo dificuldade até mesmo para reconhecer sua própria mãe, além de apresentar comportamentos agressivos. De acordo com Wifried Gliem, prima da mãe de Bruce, Marlene Willis, em entrevista à revista Bild, o ator está tendo graves dificuldades na comunicação, com movimentos lentos e agressividade constante, o que é típico para pacientes com essa condição.

 

Foto: reprodução

 

O Pós PhD em neurociências e membro da Sigma Xi e da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, explica que essa é uma progressão natural da demência frontotemporal e que a condição afeta as habilidades mentais, a memória e outras funções comuns em doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Além disso, pode gerar alterações na personalidade e dificuldades de comunicação, como as que estão sendo observadas no caso de Bruce Willis.

A demência frontotemporal normalmente afeta pessoas entre 45 e 60 anos e pode ser causada por diversos fatores, incluindo fatores genéticos e o acúmulo anormal da proteína Tau. Alterações em genes importantes para o funcionamento cerebral, como o GRN e o C9ORF72, também podem desencadeá-la.

Essa condição atinge os lobos frontais e temporais do cérebro, que são responsáveis por funções como a execução de ações com intencionalidade, "freios sociais", linguagem, memória e capacidade visual e auditiva.

Destaques