6 erros que podem te impedir de conseguir um emprego

Por Plox

01/04/2019 10h46 - Atualizado há cerca de 5 anos

A expectativa do mercado é que depois de anos de recessão o Brasil volte a crescer e assim abram-se mais postos de trabalho com o crescimento da economia. No entanto este crescimento ainda é tímido e hoje existem muitas pessoas competindo por uma vaga no mercado de trabalho, que se tornou ainda mais competitivo, dado o alto número de desempregados, quase 12 milhões, segundo o IBGE.

Imagem reproduçãoo-que-falar-na-entrevista-de-emprego

O multi-empresário baiano, Figueiredo Gel, aponta quais são os principais erros cometidos por aqueles que buscam recolocação profissional na hora de tentar conseguir um emprego, seja na entrevista ou na candidatura:

Habilidades devem ser compatíveis com a vaga pretendida

Em processos seletivos é muito comum receber currículos de candidatos muito qualificados, mas que não tem no seu rol de habilidades e conhecimentos aderência à vaga pretendida. É como você se candidatar a cirurgião e ser formado em aeronáutica: ambas são áreas que exigem alto índice de especialização do candidato, mas as áreas não são afins e não partilham conhecimentos.

CV organizado

O CV não precisa ser uma biografia da pessoa e deve conter preferencialmente dados relevantes para a vaga pretendida. Além disso a apresentação é fundamental, digitalizado, limpo, sem poluição visual e, obviamente direto, organizado e sem erros de português.

Não minta no CV nem nas entrevistas

Apesar da necessidade do candidato em conseguir a vaga, é preciso ser o mais sincero possível tanto no CV como durante as entrevistas. Ainda que uma mentira não seja detectada na seleção, o que já causa descarte automático do candidato, lembre-se que suas habilidades serão colocadas a prova no dia a dia, no ambiente de trabalho.

Cuidado com as redes sociais

É mais comum atualmente os recrutadores verificarem as redes sociais dos candidatos como parte da seleção. Recomenda-se manter em privado as coisas mais particulares, para amigos e família, e no perfil público manter uma postura que condiga com a sua pretensão corporativa. Durante um processo de seleção, certos excessos e posts podem não ser bem vistos pelos recrutadores, por diversos motivos. Evite se expor desnecessariamente.
Ver o recrutador como amigo pessoal

Na hora da entrevista, manter uma postura profissional e adequada é o esperado. Por mais que o recrutador busque quebrar o gelo e ser sociável, ele está ali para avaliar se você tem o perfil para a vaga e irá reparar em tudo que for dito e feito. Seja amigável, mas excessos devem ser evitados.

Postura

Olhar o celular durante a entrevista, olhar muitas vezes para o relógio, interromper a fala do entrevistador e ter uma postura desagradável podem colocar tudo a perder. Na entrevista sua postura, eloqüência e cordialidade são analisadas e vão muito além das informações contidas no CV.

Destaques