Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Assembleia Legislativa MG celebra semana de conscientização sobre o autismo

01/04/2019 às 13:59 por Redação Plox

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Semana Estadual de Conscientização sobre o Autismo será realizada entre os dias 1º e 7 de abril, com audiências públicas e outras atividades. Além dos eventos, o Palácio da Inconfidência, sede do Legislativo, ficará iluminado de azul claro, cor alusiva à causa.

Ao explicar o tema, José Savietto, da Associação da Síndrome de Asperger no Transtorno do Espectro do Autismo de Minas Gerais (Asa-Tea), conta que ele foi proposto por Jeferson, um jovem de 16 anos, com TEA, morador de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Foto: Sarah Torres / ALMG1252264

“Normalmente, as pessoas com autismo não sabem reivindicar, como fazem outros grupos. Eles não pedem nada, só esperam que a gente melhore a vida deles. Por isso o apelo para que compreendamos seu olhar e suas demandas por inclusão”, descreve Savietto.

A semana, que vai trabalhar o mote “Autismo, cuidados, políticas educacionais e vida profissional”, terá atividades não apenas na ALMG, mas também Prefeitura de Belo Horizonte e em outros espaços da Grande BH. Várias entidades são parceiras nessa construção.

Comissão recebe especialistas

Três audiências serão realizadas pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALMG ao longo da semana. Na terça-feira (2/4/19), às 9 horas, no Auditório José Alencar, deputados apresentam e debatem o calendário das atividades que serão promovidas.

Assinam o requerimento os cinco membros da comissão: deputados Professor Wendel Mesquita (SD), presidente; Duarte Bechir (PSD), vice; Doutor Paulo (Patri); Professor Cleiton (DC); e Zé Guilherme (PRP).

Cynthia de Lima Prata Abi Habib, vice-presidente da Asa-Tea, fará uma palestra sobre a importância do Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesse dia.

Trabalho – Na quinta-feira (4), às 14 horas, também no Auditório José Alencar, a comissão debate a vida profissional da pessoa com transtorno do espectro autista. O deputado Professor Wendel Mesquita é autor do requerimento.

Cynthia Abi Habib; Lídia de Lima Prata, psicóloga clínica e mestre em Ciências da Saúde; e Marcelo Vitoriano, diretor-geral da Specialisterne Brasil, farão, respectivamente, as intrevenções “O autista adulto: contribuinte ou beneficiário do Estado?”, “O cérebro do autista”, e “O Projeto Specialisterne no mundo e no Brasil”.

A Specialisterne, empresa dinamarquesa com unidades no Brasil, presta serviços de consultoria a diversos tipos de organizações e se especializou em “aproveitar as capacidades especiais das pessoas com autismo, Síndrome de Asperger e diagnósticos similares”, como indica em seu portal na Internet.

Entre essas habilidades, a empresa lista atenção aos detalhes, capacidade de concentração durante longos períodos de tempo, habilidades lógicas e analíticas altamente desenvolvidas, diligência e tolerância zero a erros.

Capacidade profissional - O deputado Professor Wendel Mesquita reforça que muitas empresas têm temor de contratar pessoas com deficiência, conforme determina lei federal. “Mal sabem elas que os autistas têm capacidade profissional enorme”, aponta.

Porém, segundo ele, ainda que exista um “mito ruim” quanto a essa questão no mercado empresarial, há corporações que estão inovando e criando treinamentos para pessoas com deficiência, a fim de inseri-las em cargos estratégicos.

Compartilhar a notícia

Veja também
SAúDE

Hepatites virais: entenda sintomas e vacinas disponíveis

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais reforça importância da prevenção e cuidados necessários

Ação em Saúde.jpg
SAúDE

Ação em Saúde movimenta Timóteo

Parceria entre a Prefeitura de Timóteo e a FSFX vai oferecer testes rápidos e vacinação

Ministério da Saúde amplia acesso à mamografia para mulheres a partir dos 40 anos
SAúDE

Ministério da Saúde amplia acesso à mamografia para mulheres a partir dos 40 anos

Nova diretriz permite exame preventivo pelo SUS antes dos 50 anos, visando diagnóstico precoce do câncer de mama

SAúDE

No Dia de Combate ao Fumo, entidades alertam sobre cigarro eletrônico

A campanha inclui uma série de materiais educativos, como videoaulas e depoimentos de personalidades, incluindo artistas, autoridades de saúde e influenciadores

para você
Juristas dos EUA acusam Alexandre de Moraes de distorcer conceitos jurídicos para justificar censura
POLíTICA

Juristas dos EUA acusam Alexandre de Moraes de distorcer conceitos jurídicos para justificar censura

Acadêmicos afirmam que ministro do STF reinterpreta filosofia liberal e jurisprudência dos EUA para embasar restrições à liberdade de expressão

caio
EDUCAçãO

Adolescente se torna pessoa mais nova a passar no ITA, vestibular mais difícil do Brasil

O jovem, inclusive, foi homenageado pelo reitor da instituição, o professor Anderson Correia

Brasil vira sobre o Japão e conquista bronze no Mundial de Vôlei
ESPORTES

Brasil vira sobre o Japão e conquista bronze no Mundial de Vôlei

Seleção feminina supera japonesas em cinco sets e garante sexto pódio na história do campeonato mundial, em Bangkok

POLíCIA

Protesto fecha Túnel Noel Rosa após morte de menino e entregador no Morro dos Macacos

Moradores bloqueiam importantes vias em reação a tiroteio que vitimou adolescente e trabalhador; mãe do garoto também foi baleada