Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Falta de diálogo influenciou na redução da estimativa do PIB, diz economista

Na última quinta-feira (28), o Banco Central reduziu de 2,4% para 2% a projeção de crescimento do PIB

01/04/2019 às 10:04 por Redação Plox

A falta de diálogo entre o governo federal e a Câmara dos Deputados sobre a reforma da Previdência pode ter influenciado na queda da estimativa de alta do Produto Interno Bruto. A avaliação é do especialista em economia do setor público, Ricardo Balistiero.  

Na última quinta-feira (28), o Banco Central reduziu de 2,4% para 2% a projeção de crescimento do PIB – efeitos dos desdobramentos da tragédia de Brumadinho na indústria extrativa mineral e das reduções em prognósticos para a safra agrícola.
 
“O Banco Central acabou ajustando as suas previsões para baixo exatamente percebendo que existe um clima relativamente pessimista no mercado em relação a evolução da reforma da Previdência, razão pela qual o governo acaba tendo muitos problemas para poder destravar investimentos, principalmente os investimentos públicos”, avalia Balistiero.

Ainda na quinta-feira, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, defendeu a retomada do diálogo para aprovação, após encontro com o ministro da Economia, Paulo Guedes. 

Maia confirmou a presença de Guedes na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania na próxima quarta-feira (3). Na opinião do presidente da Câmara, debater a proposta requer “coragem” e é fundamental para o futuro do país. 

“Se a gente não tiver coragem de fazer a reforma, de enfrentar esse debate e aprovar uma boa reforma, nós vamos jogar o Brasil de volta em um passado que nenhum de nós brasileiros merece, muito menos os nossos filhos e os netos”, afirma Maia.

Além do BC, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) também reviu a previsão de crescimento do PIB em 2019, de 2,7% para 2%. O grupo de conjuntura do instituto considera um cenário em que a reforma da Previdência seja aprovada. Sem as mudanças nas regras previdenciárias, segundo o órgão, o espaço fiscal pode cair de R$ 151 bilhões neste ano para R$ 51 bilhões em 2023.

De acordo com o relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado federal Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), a aprovação da medida irá colaborar para que a economia brasileira volte a crescer. 

 

Foto: Agência Brasil

“Esperamos que o Congresso Nacional, obviamente fazendo as modulações que o Congresso entender pertinente, aprove a reforma da Previdência para que tenhamos, já em 2019, respaldos para que a economia brasileira possa crescer e o país possa encontrar os seus rumos”, diz Freitas.

A CCJ é a primeira etapa da tramitação da reforma no Congresso. A comissão é responsável por verificar se a proposta do governo segue a Constituição. Se o texto for aprovado, seguirá para uma comissão especial, responsável por analisar o conteúdo da proposta. Se aprovada, segue para o plenário da Câmara. 

Principais Mudanças 

O texto da nova Previdência enviado ao Congresso Nacional estabelece que a idade mínima para se aposentar seja de 62 anos para mulheres e 65 para homens. Os beneficiários deverão ainda contribuir por um período mínimo de 20 anos.

Em relação às aposentadorias rurais, a idade mínima para se ter direito ao benefício é de 60 anos para ambos os sexos, com 20 anos de contribuição. Essa mesma idade é estabelecida para os professores, mas, nesse caso, com o tempo mínimo de contribuição de 30 anos. O texto propõe ainda que policiais civis, federais, agentes penitenciários e socioeducativos possam se aposentar com 55 anos de idade e com tempo de contribuição específico para cada categoria.

Compartilhar a notícia

Veja também
ECONOMIA

Novembro inicia com novas regras para PIX e financiamento de imóveis; veja mudanças

Banco Central e Caixa Econômica Federal impõem limites para transações com novos dispositivos e exigem maior entrada em imóveis financiados pela poupança

Comércio alimentício funcionará no feriado de 15 de agosto no Vale do Aço; saiba mais
ECONOMIA

Comércio alimentício funcionará no feriado de 15 de agosto no Vale do Aço; saiba mais

Supermercados e empresas do setor terão expediente especial nas cidades de Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano, conforme acordos coletivos firmados com sindicatos

ECONOMIA

Ministros do G20 debatem taxação de super-ricos e emergência climática no Rio de Janeiro

Proposta brasileira em destaque no encontro de Finanças do G20

Pixabay
ECONOMIA

Petrobras ajusta preços: diesel sobe e gasolina desce nas refinarias

Reajuste busca reequilíbrio com o mercado e valores marginais, enquanto preços do petróleo oscilam globalmente.

para você
Cadastro escolar para Educação Infantil começa na próxima segunda-feira em Ipatinga
EDUCAçãO

Cadastro escolar para Educação Infantil começa na próxima segunda-feira em Ipatinga

Inscrições para crianças de 4 e 5 anos poderão ser feitas até 31 de julho, on-line ou nas unidades escolares da cidade

Câmara-de-Timóteo.jpg
EMPREGO

Câmara de Timóteo divulga resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do concurso

Reconhecimento internacional: filme do Sul de Minas é premiado na Grécia
LAZER

Reconhecimento internacional: filme do Sul de Minas é premiado na Grécia

‘Meu Pequeno Sentinela’ conquista menções honrosas no festival AIMAFF com atuações de Marina Azze e Gabriel Fávaro

Especialista defende voz ativa de crianças em decisões que impactam suas vidas
EDUCAçãO

Especialista defende voz ativa de crianças em decisões que impactam suas vidas

Projeto internacional com participação do Brasil quer formar jovens líderes para transformar o futuro e garantir direitos previstos em lei