Copa do Mundo: Brasil cai no grupo G, com Sérvia, Suíça e Camarões

Alemanha e Espanha vão se enfrentar logo na fase de grupos

Por Plox

01/04/2022 14h23 - Atualizado há quase 3 anos

Os grupos da Copa do Mundo no Catar foram sorteados nesta sexta-feira (1). O Brasil caiu no grupo G, junto de Sérvia, Suíça e Camarões. Logo na primeira fase do Mundial já terá um clássico europeu. Alemanha e Espanha vão se enfrentar no grupo E.

O sorteio foi conduzido pela meio-campista norte-americana Carli Lloyd, pelo ex-jogador inglês Jermaine Jenas e a jornalista inglesa Samantha Johnson. Eles foram auxiliados por Cafu (Brasil), Lothar Matthäus (Alemanha), Adel Ahmed MalAllah (Catar), Ali Daei (Irã), Bora Milutinovic (Sérvia/México), Jay-Jay Okocha (Nigéria), Rabah Madjer (Argélia) e Tim Cahill (Austrália). Todos ex-jogadores de futebol.

A seleção brasileira estreará na Copa em 24 de novembro, último dia dos primeiros jogos da fase de grupos. Esse era o desejo de Tite, pois assim há mais tempo de preparação e até mesmo a chance de realizar um amistoso antes do Mundial

Grupos da Copa do Mundo 2022
Grupo A
Catar
Equador
Senegal
Holanda
Grupo B
Inglaterra
Irã
Estados Unidos
País de Gales, Escócia ou Ucrânia
Grupo C
Argentina
Arábia Saudita
México
Polônia
Grupo D
França
Emirados Árabes, Austrália ou Peru
Dinamarca
Tunísia
Grupo E
Espanha
Costa Rica ou Nova Zelândia
Alemanha
Japão
Grupo F
Bélgica
Canadá
Croácia
Marrocos
Grupo G
Brasil
Sérvia
Suíça
Camarões
Grupo H
Portugal
Gana
Uruguai
Coreia do Sul

 

Definido o caminho da seleção brasileira na fase de grupos da Copa:

24/11 (quinta) - Sérvia
28/11 (segunda) - Suíça
2/12 (sexta) - Camarões

A Suíça volta a cair no grupo do Brasil, assim como foi em 2018. Na Rússia, as seleções se enfrentaram na estreia e empataram por 1 a 1

A cerimônia começou com o anúncio do mascote oficial, o La'eeb. Seu nome é uma palavra árabe que significa jogador super habilidoso. Pertence a um mascote-verso paralelo que é indescritível – todos são convidados a interpretar o que parece. La'eeb encoraja todos a acreditarem em si mesmos.

Foto: Divulgação Fifa

 

Gianni Infantino, presidente da Fifa, subiu ao palco e falou que o mundo está "dividido", violento, e que precisa de motivos para voltar a estar unido. "Parem os conflitos e as guerras. Por favor, promovam o diálogo e a paz". De novo, não diz exatamente a quem está se dirigindo.

"A coisa está ficando séria agora, é para valer. A Copa do Mundo está começando. Desejo sorte a todos vocês, bem-vindos a Doha, bem-vindos ao sorteio da Copa do Mundo 2022. Essa Copa será a melhor de todos os tempos. O maior espetáculo da terra, com mais de 5 bilhões assistindo ao redor do mundo, todos estarão de mão dadas, unidos, no Catar. Parabéns para as seleções já classificadas, vocês todas são vencedores. Agora, nos tempos atuais que estamos vivendo, temos um mundo dividido. Precisamos de ocasiões para unir as pessoas para celebrar a vida. E a Copa do Mundo é exatamente isso. Nós pedimos, o mundo pede, a comunidade do futebol pede, para todos os líderes, parem com os conflitos, cessem as guerras, promovam a paz, porque queremos que essa seja a Copa da união. Aproveitem a Copa do Mundo".

O Emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, também discursou antes do sorteio. "Antes de começar pensei, ninguém quer ouvir nosso discurso, querem o sorteio. Mas ,muito obrigado, presidente. Bem-vindos ao sorteio da Copa do Mundo 2022. Esse será o primeiro evento a ser realizado na nossa região. Sinto muita felicidade em sediar esta Copa, vamos oferecer uma edição espetacular. Como apaixonado pelo futebol, pelo esporte, tenho a certeza que, como vocês, vou curtir muito esta Copa. O impacto dos eventos esportivos são grandes, vão além do esporte. Isso contribui para nossa aproximação, de todos os povos do mundo. Desejo muita sorte a todos".

Didier Deschamps, técnico campeão como treinador e jogador pela França, foi o responsável por carregar a taça da Copa do Mundo até o palco. "É um privilégio. Foram dois momentos fantásticos com o povo francês", disse o treinador.
 

Destaques