Ipatinga inicia campanha de vacinação contra a gripe
Município espera imunizar 90% do seu público-alvo
Por Plox
01/04/2022 16h40 - Atualizado há quase 3 anos
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira (4) a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O município espera imunizar 90% do seu público-alvo. Nesta primeira etapa, serão vacinadas pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da Saúde. Este ano a imunização ocorre entre 4 de abril e 3 de junho, sendo 07 de maio o Dia D de mobilização social.
Em Ipatinga, a campanha de vacinação de 2021 não atingiu a meta de contemplar pelo menos 90% de todos os indivíduos que integram os públicos-alvo. No geral, apenas 78% das pessoas elegíveis para tomar a dose contra a Influenza compareceram aos postos de saúde durante a campanha do ano passado.
O Ministério da Saúde alerta sobre a importância da vacinação contra a gripe. Assim como a covid, os imunizantes contra a gripe não protegem contra a infecção em si, mas são efetivos para evitar as complicações graves da doença, relacionadas à hospitalização e morte. Ou seja: tomar a vacina pode até não impedir que as pessoas contraiam o vírus Influenza, mas diminui consideravelmente o risco de o quadro evoluir para algo mais grave.
Primeira etapa – de 4 de abril a 2 de maio
- Idosos com 60 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde
Segunda etapa – de 3 de maio a 3 de junho
- Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes e puérperas
- Povos indígenas
- Professores
- Comorbidades
- Pessoas com deficiência permanente
- Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
- População privada de liberdade