Alerta aos motoristas: prazo para licenciamento de veículos se encerra

Facilidades no pagamento da taxa de licenciamento

Por Plox

01/04/2024 08h47 - Atualizado há 15 dias

Em Minas Gerais, proprietários de veículos estão na reta final para efetuar o pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV). Este tributo, fixado em R$ 39,36 para o ano corrente, deve ser quitado até esta segunda-feira, sem considerar o dígito final da placa do automóvel.

Foto: Pixabay/Reprodução

A inovação vem por parte do governo de Minas, que agora permite o pagamento desta taxa através do Pix, um método mais rápido e prático. Para tanto, é necessário gerar um QR Code, processo feito a partir do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) obtido no portal da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG).

Alternativas e precauções no pagamento

Para aqueles que preferem métodos tradicionais, o pagamento ainda pode ser realizado em agências bancárias credenciadas, bastando fornecer o número do Renavam do veículo. Caso a opção seja por casas lotéricas, o DAE impresso é requerido.

O governo estadual reforça que o site da SEF/MG é a única fonte segura para a emissão do QR Code relativo ao IPVA de 2024. Importante destacar que o pagamento via Pix tem como beneficiário o Estado de Minas Gerais, com o Banco Itaú S/A sendo a instituição responsável pela emissão do QR Code. Benefícios como o desconto de 3% para pagamento à vista, adicionado a outro desconto de 3% para quem está em dia com o imposto nos anos de 2022 e 2023, são incentivos para a quitação antecipada.

O cumprimento desta obrigação, juntamente com o pagamento do IPVA e de quaisquer multas de trânsito, é indispensável para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2024. Este documento comprova a legalidade do veículo para circulação.

Destaques