Anvisa autoriza primeira vacina para proteção de recém-nascidos contra bronquiolite

A vacinação de gestantes oferece proteção aos bebês contra o VSR, principal agente da bronquiolite

Por Plox

01/04/2024 16h22 - Atualizado há 19 dias

Em um avanço significativo para a saúde infantil, a Anvisa deu luz verde para a utilização da primeira vacina destinada a resguardar recém-nascidos contra a bronquiolite. O agente causador desta enfermidade, o vírus sincicial respiratório (VSR), é reconhecido por provocar severas complicações respiratórias nos primeiros anos de vida. O produto, batizado de Abrysvo e desenvolvido pela Pfizer, é administrado em mulheres grávidas no decorrer do segundo ou terceiro trimestre da gestação, não sendo aplicado diretamente nos bebês.

Getty imagens

Proteção desde o útero

A eficácia da Abrysvo na prevenção de doenças do trato respiratório inferior foi comprovada em crianças desde o nascimento até os 6 meses de idade. Este imunizante é caracterizado como bivalente, contendo dois antígenos da proteína de superfície F do VSR, e é ministrado em uma dose única. Além da indicação para gestantes, a Anvisa também autorizou seu uso em indivíduos com 60 anos ou mais, outro grupo vulnerável ao VSR.

Em comparação, a Anvisa já havia aprovado, em dezembro de 2023, outra vacina contra o VSR denominada Arexvy, produzida pela GlaxoSmith Kline (GSK). No entanto, sua aplicação é restrita a pessoas acima dos 60 anos.

Destaques