Conscientização sobre Autismo: Conheça os projetos do Vale do Aço

Recebemos líderes de projetos inclusivos no Vale do Aço

Por Plox

01/04/2024 15h09 - Atualizado há 12 dias

Primeira semana de abril marca uma série de atividades voltadas para a sensibilização sobre o Transtorno do Espectro Autista
Ipatinga se prepara para uma semana repleta de eventos em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. A cidade tem programado diversas ações que visam fomentar o diálogo e a reflexão sobre essa condição, envolvendo a comunidade local e as famílias afetadas pelo autismo.


MovimenTEA: engajamento e conscientização
Uma das programações dessa semana de conscientização é o 'MovimenTEA', evento agendado para o dia 7 de abril. Com início às 8h da manhã, em frente ao campo do Itamaraty, no bairro Bethânia, o MovimenTEA promete ser um ponto de encontro para ciclistas, pilotos de moto, ativistas e apoiadores da causa autista. A ação busca unir diferentes grupos para promover a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Ipatinga, por um percurso que inclui carreata, passeata, moto, ciclismo e patins. Após a atividade, os participantes se reunirão no Parque Ipanema para um café da manhã compartilhado e outras apresentações.

Foto: divulgação


A Força do CIA em Ipatinga
A iniciativa é uma realização do Centro de Integração Autista (CIA) de Ipatinga, com apoio do vereador Daniel do Bem e da prefeitura municipal. O CIA, atuante desde 2012, é uma associação criada por pais e amigos de pessoas com autismo, dedicada a promover o acolhimento, a proteção e a inclusão social de indivíduos com TEA e seus familiares.

Projeto OPAA em Coronel Fabriciano
O projeto OPAA, Organização dos Pais e Amigos dos Autistas de Coronel Fabriciano, que é uma organização assistencialista de pais e amigos dos autistas que luta pelo direito dos autistas em Coronel Fabriciano, através da conscientização da população e familiares de autistas.

Sua diretora Débora Helena acredita que através do assistencialismo a famílias autistas conseguirá trazer conhecimento aos pais e tutores, e também conseguir recursos e direitos para as crianças autistas para melhora da vida deles e dos familiares.

Foto: divulgação


 

Destaques