Capacitação gratuita prepara mulheres para atuar na siderurgia do Vale do Aço
Terceira turma do programa já está em andamento; até junho de 2025, cerca de 50 mulheres terão sido qualificadas
Por Plox
01/04/2025 17h23 - Atualizado há 4 meses
Ampliando oportunidades para as mulheres no setor industrial, a Fundação Aperam Acesita iniciou neste mês a terceira turma do curso gratuito de Manutenção Mecânica, ministrado pelo Instituto do Inox. A qualificação faz parte do Programa de Inclusão com Diversidade da empresa, e tem previsão de formar aproximadamente 50 mulheres até junho de 2025.
Com duração de três meses, o curso reúne teoria e prática, abordando conteúdos técnicos e comportamentais. A proposta é preparar as participantes para atuarem no segmento da siderurgia, promovendo inclusão e equidade no ambiente de trabalho. A primeira turma foi lançada em 2024, e a segunda teve início em janeiro deste ano.

A aula inaugural da nova turma contou com a presença de Patrícia Augusto, representante do Programa de Inclusão com Diversidade e integrante do time de Gestão de Gente da Aperam. Ela destacou a relevância do projeto: “A formação permite que as mulheres tenham acesso ao conhecimento necessário para realizar o sonho de ingressar na indústria, mudando a própria história, a de suas famílias e, ao mesmo tempo, contribuindo para um mercado industrial mais diverso”, afirmou.

Entre as alunas da nova turma, histórias de inspiração e superação reforçam o impacto do projeto. Malu Mendes Leite vê na capacitação uma porta para consolidar sua carreira industrial: “O curso vem desmistificando o tabu de que usina é só para homens e mostra que há espaço para todos no setor”.
Já Ana Letícia Boaventura se inspirou na trajetória do pai, que trabalhou por quase três décadas na Aperam. “Sempre sonhei em trabalhar onde meu pai foi tão feliz. Esse curso abriu uma possibilidade que parecia distante para nós mulheres”, contou emocionada.

A grade do curso contempla saúde e segurança, relações humanas e conteúdo técnico, como metrologia dimensional, desenho técnico, tecnologia de materiais, hidráulica e pneumática básicas, lubrificação, ajustes e tolerâncias, máquinas rotativas e introdução à soldagem com eletrodo revestido. A carga horária total é de 220 horas.
Com pioneirismo e foco na transformação social, a iniciativa da Fundação Aperam Acesita tem se mostrado um caminho efetivo para promover a igualdade de gênero na indústria.