Drones mapeiam bairros de Timóteo para combater focos do Aedes aegypti
Quatro regiões da cidade foram monitoradas por tecnologia da empresa TechDengue, em parceria com o Estado, para identificar áreas críticas e reforçar ações contra a dengue
Por Plox
01/04/2025 22h25 - Atualizado há 5 meses
Na tarde desta terça-feira (01), a cidade de Timóteo deu mais um passo no enfrentamento à dengue, com o auxílio da tecnologia. Quatro bairros do município foram mapeados com o uso de drones como parte de uma ação integrada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, e a empresa TechDengue, contratada em parceria com o governo estadual.

O objetivo principal da ação foi identificar locais de difícil acesso ou visualização para os Agentes de Combate às Endemias (ACE), ampliando o alcance do trabalho de prevenção. Essa medida se tornou ainda mais importante após os dados preocupantes do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, que apontaram alto índice de infestação.

A TechDengue, especializada no controle do Aedes aegypti por meio de recursos tecnológicos, aplicou o programa Vigidrone na operação. O sistema combina imagens aéreas e análise de dados para fornecer informações precisas aos gestores de saúde pública. Dessa forma, é possível direcionar ações com base em evidências concretas, promovendo uma gestão mais eficiente no combate às arboviroses.

Após o reconhecimento das áreas com maior risco, os agentes de endemias voltarão aos pontos indicados para executar medidas de tratamento. Nos casos em que o acesso for inviável, os drones serão novamente utilizados, desta vez para aplicar os produtos diretamente nas áreas críticas, eliminando os criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Essa estratégia, que alia tecnologia e atuação em campo, reforça o compromisso da administração municipal e estadual com a saúde da população, ao mesmo tempo em que aposta em inovação para lidar com um problema de saúde pública recorrente e desafiador.