Evento em Timóteo reúne comunidade para conscientização sobre o Autismo

Caminhada e atividades lúdicas marcam o 6º 'Descobrindo o Autismo' neste sábado (5), com foco na inclusão e respeito às pessoas com TEA

Por Plox

01/04/2025 16h02 - Atualizado há cerca de 1 mês

Com o objetivo de promover a inclusão e sensibilizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a cidade de Timóteo se prepara para receber, neste sábado (5/4), o evento '6º Descobrindo o Autismo'. A ação acontece na Praça 1º de Maio, no Centro Norte da cidade, a partir das 8h, e integra uma programação mais ampla de atividades realizadas durante todo o mês de abril.


A iniciativa é promovida pela Associação Amor Azul, com apoio da Prefeitura de Timóteo por meio das secretarias de Saúde e Qualidade de Vida e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Também participam como parceiros o vereador Lair Bueno, a APAE de Timóteo, clínicas conveniadas e outras entidades sociais locais.


A programação terá início com uma caminhada de conscientização, com saída da Fundação Aperam Acesita e trajeto pela Alameda 31 de Outubro até a Praça 1º de Maio. Neste ano, o tema da caminhada é: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.


Durante a manhã, crianças e familiares poderão aproveitar diversas atividades gratuitas, incluindo brinquedos, pipoca, algodão doce e picolé, além de momentos de interação e troca de experiências. Profissionais especializados estarão presentes para compartilhar informações sobre o TEA com os participantes.


Imagem Foto: Divulgação


Elizabeth Almeida Arruda, presidente da Amor Azul, informa que a entidade contará com um estande para venda de camisas, cuja renda será revertida para apoiar os projetos da associação. Os visitantes também poderão conhecer de perto as ações desenvolvidas no município em prol das pessoas com autismo, visitar o estande da APAE e conhecer os serviços das clínicas parceiras.


O encerramento das atividades está previsto para o meio-dia. Ao longo do mês de abril, outras ações de conscientização serão promovidas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas da rede pública municipal.


A Amor Azul atua há 8 anos no acolhimento de famílias com pessoas autistas, buscando promover a inclusão e estimular a discussão de políticas públicas voltadas ao TEA. A associação atende atualmente cerca de 500 famílias cadastradas e realiza projetos como o 'Autismo na Escola', desenvolvido em parceria com a Fundação Aperam Acesita.


Para mais informações, os contatos disponíveis são: (31) 99924-0924 (Elizabeth) e (31) 98512-8095 (Walacy). Acompanhe a entidade nas redes sociais pelo perfil @associacaoamorazul.


Destaques