Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Gestante com diagnóstico de gêmeas dá à luz apenas um bebê e caso vira investigação no RJ

Secretário de Saúde confirma equívoco em exame inicial; polícia investiga caso para esclarecer inconsistências nos registros e laudos da gestação

01/04/2025 às 13:22 por Redação Plox

A gestante Kathelen Tavares passou por momentos de angústia ao dar entrada no Hospital Municipal Mariska Ribeiro, em Bangu, na última sexta-feira (28), com a expectativa de dar à luz gêmeas. No entanto, ao final do parto, apenas um bebê foi entregue à mãe, o que gerou comoção familiar e levou o caso a ser investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.


Imagem Foto: Reprodução

Durante entrevista concedida nesta terça-feira (1º) ao Bom Dia Rio, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, esclareceu que o exame inicial realizado na gestação estava incorreto. Segundo ele, a ultrassonografia apresentou confusão na interpretação do saco gestacional e nos batimentos captados pelo cardiotoco, aparelho utilizado para ouvir o coração do feto. O equipamento teria detectado dois batimentos em pontos diferentes do abdômen, levando ao diagnóstico equivocado de gravidez gemelar.


Soranz afirmou que, durante a cesariana, havia uma equipe médica completa e foi constatada a presença de apenas um feto e uma única placenta. O órgão também foi encaminhado para análise pericial como forma de comprovar que se tratava de uma gestação única. Fotografias do momento do parto também foram feitas para reforçar a evidência. “É um único bebê, é importante isso ficar bem esclarecido”, disse o secretário, frisando que não houve falhas durante o procedimento cirúrgico.


Imagem Foto: Reprodução

Apesar da explicação oficial, os documentos de pré-natal de Kathelen indicavam o contrário. Em uma ultrassonografia realizada em dezembro do ano passado, na Clínica da Família em Realengo, foram registrados dois fetos com batimentos cardíacos distintos e diferenças nos tamanhos do fêmur. O laudo mais recente, feito no próprio Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, na quarta-feira anterior ao parto, também mencionava a presença de dois batimentos cardíacos.


Durante o pré-natal, Kathelen participou de dez consultas e os registros indicavam uma gravidez de gêmeas. A jovem, que já é mãe de gêmeas, ficou abalada com o ocorrido e relatou que foi levada sozinha à sala de cirurgia após a bolsa estourar na sexta-feira. Sem tempo para a chegada de familiares, ela foi submetida ao parto sem acompanhantes.


“Me mandaram separar duas roupas para dois bebês, tomei anestesia, escutei o choro de uma, colocaram em cima de mim, depois disseram que não tinha outro bebê. Não me falaram mais nada”, contou.


O hospital também entregou à mãe uma declaração de nascido-vivo com a indicação de gestação gemelar, reforçando as dúvidas em torno do caso. Diante disso, a família procurou a 34ª DP (Bangu), onde o boletim de ocorrência foi registrado. A Polícia Civil informou que está apurando os fatos e já solicitou documentos da unidade hospitalar, além das imagens das câmeras de segurança.


O diretor do hospital foi intimado a prestar depoimento e Kathelen será ouvida novamente para prestar mais informações sobre o caso.


A Secretaria de Saúde segue acompanhando o caso enquanto aguarda a conclusão da perícia.


Compartilhar a notícia

Veja também
lua
GERAL

Eclipse solar híbrido ocorrerá nesta quinta-feira, e a próxima vez será só em 2031

Este tipo de eclipse é caracterizado por sua aparência mutável, à medida que a sombra da Lua se move pela superfície da Terra, resultando em um dia mais escuro que o normal

Homem flagra esposa em momento íntimo com o próprio irmão e vídeo viraliza
GERAL

Homem flagra esposa em momento íntimo com o próprio irmão e vídeo viraliza

Registro do momento causou revolta nas redes sociais e gerou grande repercussão

Supranet é premiada como Empresa Destaque em Tecnologia em Timóteo
GERAL

Supranet é premiada como Empresa Destaque em Tecnologia em Timóteo

Reconhecimento foi entregue durante a 22ª edição do evento promovido pela ACE e CDL, que homenageou empresas de destaque em suas áreas

GERAL

Copasa implanta tecnologia de filtros com mineral especial em bairro de Timóteo

Equipamento tem importante papel na remoção de impurezas dissolvidas na água, dentre elas os íons metálicos, como ferro e manganês

para você