Ipatinga

economia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Novo decreto permite abertura de restaurantes, lanchonetes e bares em Timóteo

    O decreto foi publicado nesta sexta-feira (1º) e já está valendo

    Por Plox

    01/05/2020 21h04 - Atualizado há mais de 1 ano

    A Prefeitura Municipal de Timóteo anunciou um novo decreto (5.285) que dispõe sobre a postura do município, durante o estado de calamidade em saúde provocado pela pandemia da Covid-19, foi editado nesta sexta-feira (01/05) pela Prefeitura de Timóteo. O decreto trata do funcionamento de restaurantes, lanchonetes e bares.

    De acordo com a administração de Timóteo, as novas medidas debatidas pelo comitê de enfrentamento ao coronavírus levaram em conta a evolução relativamente não comprometedora da contaminação pelo novo coronavírus em Timóteo e na Região Metropolitana do Vale do Aço; a disponibilidade de leitos para internação de casos graves na rede hospitalar regional e os impactos socioeconômicos da medida de isolamento social e restrição à atividade empresarial. O lançamento pelo governo de Estado do programa Minas Consciente voltada para a retomada das atividades empresariais, também pesou na publicação da norma.

    O decreto

    O decreto determina de forma excepcional a permissão para o funcionamento de restaurantes, lanchonetes e bares com a ocupação de no máximo 50% da capacidade de pessoas no salão, com distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas. 

    1 Vista áerea de Timóteo

     

    Está vedado o autosserviço nos restaurantes self-service, ou seja, o estabelecimento deve disponibilizar um colaborador para servir o prato para o cliente. Também está restringida a venda de bebidas. 

    Os estabelecimentos devem se responsabilizar também pela organização de filas na parte interna e externa, observando a distância de dois metros entre as pessoas; a higiene das mesas e cadeiras; os talheres devem ser embalados individualmente. Os funcionários devem usar máscaras durante todo o período de funcionamento que deve ser até às 20h. Após esse horário só o serviço de tele-entrega pode ser usado.

    Está vedada ainda música ao vivo, espaço kids, jogos e pula-pula. No caso dos bares está proibido servir no balcão.

    De acordo com a administração de Timóteo, as novas medidas levaram em conta a grande quantidade de reclamações recebidas pelo Município de clientes que tinham que fazer as suas refeições, ao ar livre, em banco de praças. Além disso o Estado considerou o setor de alimentos, restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas como serviços essenciais, por isso estabeleceu um protocolo à parte.

    O decreto 5.285 também eleva o valor da multa por desobediência. O descumprimento gera autuação e em caso de reincidência multa de 1000 Unidades Padrão Fiscal do Município de Timóteo (UPFMT). No caso de nova desobediência a multa pode chegar a R$ 3000. A partir de segunda-feira duas novas equipes de fiscalização começam a atuar no cumprimento do decreto.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]