Reciclador de lixo ganha bolsa de estudos de gastronomia

Roque Júnior Tavares teve que largar a escola para ajudar a mãe no lixão

Por Plox

30/04/2021 21h45 - Atualizado há cerca de 4 anos

O reciclador de lixo, Roque Júnior Tavares, morador de Porto Alegre, de 16 anos, ganhou uma bolsa de estudos em gastronomia. Ele precisou deixar de estudar para se dedicar inteiramente ao trabalho. A Fundação Pão dos Pobres se comoveu com a história do adolescente e resolveu dar a ele a chance de voltar a estudar. Agora, Roque vai se preparar para ser chef de cozinha.

A necessidade de manter os R$150 semanais que sua mãe Nely, de 44 anos, conseguia no lixão levou Roque a ser reciclador. A atividade trouxe implicações na saúde dela. Nely pegou infecção pulmonar e uma bactéria no dedo.

Roque Tavares, no lixão que trabalhava Foto: Reprodução/TV RBS

Simone Quadros, coordenadora dos cursos profissionalizantes da Fundação Pão dos Pobres, não garantiu a ele somente a gratuidade do curso. Ele também será contratado como jovem aprendiz e terá meio salário e vale-transporte.

No lixão em que Roque trabalhava, na região das ilhas, moram mais de 8 mil pessoas, de acordo com o IBGE de 2010. Sua realidade é também vivida por muitas famílias que se sustentam com meio salário mínimo ou menos de R$246 reais por mês. O futuro estudante conta que o trabalho no lixão é duro e que causa não só dor no corpo, como também na alma.

Reciclador de lixo ganha bolsa de estudos de gastronomia
 Foto: Reprodução/TV RBS

Entretanto, agora, o adolescente pode trocar os sacos de lixo por canetas e livros. Roque deixará o lixão para se preparar para ser um chef de cozinha e ir ao colégio. De manhã, ele estudará no curso de gastronomia e à tarde voltará a cursar o 6° ano do ensino fundamental, onde parou.

A chance concedida ao adolescente ativou nele a capacidade de sonhar. Agora ele diz que o estudo é a prioridade. "Imagino trabalhar no meu restaurante, ter o meu espaço. Nunca desisti do meu objetivo. Claro, a batalha é grande. Se a gente persistir, a vitória é maior ainda. Sempre lutar, nunca entrar no caminho errado e continuar estudando. Estudar é o foco", diz a uma TV.

Reciclador de lixo ganha bolsa de estudos de gastronomia
 Foto: Reprodução/TV RBS

E seus sonhos são apoiados por Simone. A coordenadora diz que vai ajudá-lo até o fim porque confia que ele ficará bem.

Roque recebeu a torcida também dos seus amigos do lixão. Contagiados pelo novo destino do adolescente, eles desejam perseguir seus objetivos. A recicladora Jenifer de Oliveira conta ter vontade de trabalhar para comprar suas coisas e garantir um futuro mais promissor aos filhos.

 

Destaques