Desobrigação do uso de máscaras em locais fechados passa a valer hoje em Minas
Segundo a Secretaria de Saúde, a alta cobertura vacinal é a principal razão pela qual o vírus está circulando cada vez menos
Por Plox
01/05/2022 07h23 - Atualizado há mais de 2 anos
A partir deste domingo (1), está desobrigado o uso de máscaras em ambientes fechados no estado de Minas Gerais. A informação foi divulgada inicialmente por Romeu Zema, governador do estado, e depois divulgada oficialmente pelo Governo de Minas.
Segundo a Secretaria de Saúde, a alta cobertura vacinal é a principal razão pela qual o vírus está circulando cada vez menos e o estado pode recomendar a desobrigação do uso de máscaras em ambientes fechados a partir de domingo (1/5).
“O número de casos dos últimos sete dias continua muito baixo, estamos com a doença controlada hoje em Minas Gerais. Há um mês esse índice era de 72 a cada 100 mil pessoas, e hoje é de 15 por 100 mil habitantes”, apontou Fábio Baccheretti, secretário de Saúde.
Outro indicador da baixa circulação do vírus é que 816 municípios mineiros (95,6%) não registraram óbitos por covid-19 nos últimos sete dias. Nos últimos 15 dias, não houve mortes pela doença em 781 e, nos últimos 30 dias, em 678 cidades de Minas.
Além disso, a ausência de pressão de internação de pacientes internados nos leitos de CTI e a baixa taxa de positividade dos testes RT-PCR da rede pública permitem ao estado subsidiar as decisões das prefeituras para desobrigarem o uso dos protetores faciais. “Quem quiser usar a máscara, tem um idoso em casa, ou mesmo quem não se sente seguro para tirar a máscara do rosto, fique à vontade para continuar usando”, ponderou.