Bolsonaro visita Agrishow e é recebido com festa

A Agrishow tem sido um local propício para Bolsonaro se conectar com sua base de apoiadores do agronegócio

Por Plox

01/05/2023 09h48 - Atualizado há mais de 1 ano

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou em Ribeirão Preto, São Paulo, na tarde desse domingo (30), onde foi calorosamente recebido por milhares de apoiadores. Vestidos com as cores verde e amarelo e camisas da seleção brasileira, os simpatizantes entoaram o já conhecido grito de "mito" e dirigiram ofensas ao atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chamando-o de "ladrão".

Esta visita marca o primeiro encontro de Bolsonaro com seus apoiadores desde que retornou ao Brasil no final de março, após passar mais de três meses nos Estados Unidos. O ex-presidente encontra-se em São Paulo para a abertura da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) nesta segunda-feira (1º), considerada a maior feira do agronegócio na América Latina.

Bolsonaro durante voo para Ribeirão Preto. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

 

Presença confirmada e polêmicas

O Partido Liberal (PL) confirmou a presença de Bolsonaro no evento, que contará também com a companhia do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mesmo após o cancelamento da tradicional cerimônia de abertura, devido a uma polêmica envolvendo o Governo Lula.

 

A organização da Agrishow "desconvidou" o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), para a abertura do evento, optando por convidar Bolsonaro. Tal decisão causou desconforto no executivo federal, levando o Banco do Brasil a cancelar o patrocínio ao evento. Fávaro afirmou ao blog da jornalista Andréia Sadi, no G1, que a organização da feira pretendia constranger politicamente, ao adiar sua participação para um dia após a de Bolsonaro, e acrescentou: "Eles [organizadores da Agrishow] não desceram do palanque".

Bolsonaro e sua relação com a Agrishow

A Agrishow tem sido um local propício para Bolsonaro se conectar com sua base de apoiadores do agronegócio. Durante seu mandato, o ex-presidente esteve presente em duas edições do evento, em 2019 e 2022 – a feira foi interrompida devido à pandemia de COVID-19.

Nas edições anteriores, Bolsonaro fez discursos fervorosos e aproveitou o palanque para impulsionar sua pré-campanha eleitoral. Em 2022, chegou ao local montado a cavalo, acompanhado de apoiadores, e também realizou uma das suas motociatas em Ribeirão Preto.


 

Destaques