Temporais causam 8 mortes no RS; 21 pessoas estão desaparecidas

O balanço mostra que 104 municípios foram impactados, 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram acomodadas em abrigos temporários.

Por Plox

01/05/2024 11h30 - Atualizado há cerca de 1 ano

O Rio Grande do Sul enfrenta uma grave situação de enchentes, que já resultaram em oito mortes e deixaram 21 pessoas desaparecidas, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil do estado nesta manhã. O balanço mostra que 104 municípios foram impactados, 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram acomodadas em abrigos temporários.

Foto: Divulgação/FAB

As operações de resgate concentram-se em famílias que estão isoladas devido às inundações. Ontem, o governador Eduardo Leite discutiu a situação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assegurou suporte federal para as ações de emergência.

Eduardo Leite, em visita à Defesa Civil em Porto Alegre, expressou sua preocupação em redes sociais: "Começamos o dia com a triste notícia das mortes e seguimos em esforços para encontrar os desaparecidos e proteger as comunidades. Mais chuvas são esperadas, infelizmente".

Foto: reprodução

A Força Aérea Brasileira (FAB) está participando ativamente dos esforços de resgate, com dois helicópteros enviados à região de Santa Maria. Em um dos casos, a equipe da FAB salvou uma família que estava presa em uma casa com risco iminente de desabamento.

Foto: reprodução

A Força Aérea Brasileira (FAB) está participando ativamente dos esforços de resgate, com dois helicópteros enviados à região de Santa Maria. Em um dos casos, a equipe da FAB salvou uma família que estava presa em uma casa com risco iminente de desabamento.

BR-290 está com bloqueio total em Charqueadas Foto: Redes sociais

Mortes e desaparecimentos

 

As chuvas que começaram na segunda-feira (29) devem continuar, com previsões indicando mais precipitações até sexta-feira (3). O estado enfrenta bloqueios em estradas, danos a escolas e problemas no fornecimento de serviços básicos como água, eletricidade e telefonia.

Historicamente, o Rio Grande do Sul vem sofrendo com chuvas intensas. No ano passado, enchentes semelhantes causaram cerca de 50 mortes após o transbordamento do Rio Taquari, em um dos piores episódios do tipo em décadas.

Atualmente, os rios dos vales do Caí e Taquari já estão em níveis preocupantes, e o alerta se estende para a região metropolitana de Porto Alegre, incluindo os rios Jacuí, Guaíba e Sinos, que também correm risco de transbordar.

Alteração no calendário esportivo

Devido ao cenário atual, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu adiar o jogo da Copa do Brasil entre Internacional e Juventude, que aconteceria hoje no estádio Beira-Rio. A partida foi remarcada para 10 de maio, após sugestão do governo estadual, devido ao risco aumentado de alagamentos e problemas no deslocamento de torcedores.

Destaques