Anvisa volta a interditar venda do creme dental Colgate Total Clean Mint
Empresa retirou recurso que suspendia decisão anterior; consumidores relataram lesões bucais após uso do produto
Por Plox
01/05/2025 09h45 - Atualizado há 1 dia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a proibir a comercialização do creme dental Colgate Total Clean Mint. A medida foi retomada nesta quarta-feira (30), após a própria fabricante decidir retirar o recurso que havia apresentado anteriormente contra a interdição imposta em março deste ano.

A primeira decisão da Anvisa havia ocorrido em 27 de março, quando a agência determinou a suspensão da venda do produto após relatos de usuários que sofreram com machucados na boca, como aftas e lesões na gengiva. Pouco tempo depois, a Colgate entrou com um recurso que conseguiu suspender temporariamente a proibição.
No entanto, ao retirar o pedido de contestação, a Colgate possibilitou que a medida de interdição fosse restabelecida. Em nota oficial, a empresa justificou a decisão como parte de uma \"colaboração contínua com a Anvisa\" e mencionou avanços nas investigações técnicas.
\"A Colgate reafirma a segurança e qualidade do seu produto Colgate Total Clean Mint, o qual segue os rígidos padrões das agências regulatórias\", afirmou em comunicado
. Os consumidores que tiverem dúvidas foram orientados a procurar o canal oficial da empresa, disponível no site colgatepalmolive.com.br/contact-us.
Embora o creme dental esteja proibido de ser comercializado e exposto nas prateleiras de farmácias e supermercados, a Anvisa não iniciou um processo de recall. Portanto, o produto não deve ser devolvido às lojas. A interdição cautelar, por ora, está prevista para durar ao menos mais dois meses.
A linha Colgate Total Clean Mint passou a ter uma nova formulação a partir de julho de 2024, incluindo o fluoreto estanoso, ingrediente destinado ao combate de placas bacterianas. Desde então, começaram a surgir queixas de consumidores relatando reações adversas, como ferimentos nos lábios e gengivas, possivelmente relacionados ao uso contínuo do produto.
As demais variantes da marca Colgate seguem liberadas para comercialização normalmente.
A Anvisa recomendou que quem já adquiriu o Colgate Total Clean Mint interrompa o uso até a conclusão das investigações que estão em andamento sobre os potenciais riscos à saúde.