Google vai treinar 1 milhão de brasileiros em inteligência artificial

Gigante da tecnologia oferece cursos gratuitos em português, com foco em IA e computação em nuvem, visando reduzir a escassez de profissionais qualificados.

Por Plox

01/05/2025 09h23 - Atualizado há cerca de 24 horas

A promessa do Google de treinar 1 milhão de brasileiros em inteligência artificial e computação em nuvem movimentou os bastidores do Web Summit Rio, onde o anúncio foi feito na última terça-feira (29).


Imagem Foto: Reprodução


A ação visa preencher uma lacuna urgente no mercado de tecnologia: mesmo com salários que podem ultrapassar os R$ 20 mil mensais, a escassez de profissionais especializados em IA ainda é um grande obstáculo. Muitos interessados desistem antes mesmo de tentar, temendo a complexidade da área.


Para mudar essa realidade, o Google está oferecendo uma série de cursos gratuitos, todos em português, voltados para iniciantes e também para quem já atua na área, mas quer se atualizar. A formação inclui treinamentos sobre inteligência artificial generativa, infraestrutura de nuvem, cibersegurança e análise de dados.



Esses conteúdos estão disponíveis por meio de parcerias com instituições de ensino, no canal do Google Cloud no YouTube e na plataforma Cloud Skills Boost. A variedade é grande: são 648 cursos disponíveis, dos quais 49 focam especificamente em IA generativa. A estrutura dos cursos inclui módulos avulsos, resumos e até uma seção chamada \"Caminhos\", onde os usuários podem seguir trilhas de aprendizado específicas.


Patricia Florissi, diretora técnica do Google Cloud e uma das vozes do projeto, acredita que cursos rápidos são uma excelente porta de entrada. Segundo ela, mesmo que a pessoa não siga carreira na área, o conhecimento adquirido já representa uma vantagem no uso cotidiano da tecnologia.



Natural do Recife e parte da equipe de apoio ao chefe de tecnologia da empresa, Will Grannis, Patricia destacou que o avanço da IA está criando uma divisão entre quem sabe utilizar essas ferramentas e quem ainda não se adaptou. Isso vale tanto para profissionais quanto para usuários comuns de assistentes como Gemini ou ChatGPT.


Ela acredita que em 2025 a inteligência artificial dará um salto importante em sua capacidade de raciocínio e resolução de problemas complexos.
\"O ano de 2025 será de avanços intensos do que a gente chama de reasoning, a capacidade da inteligência artificial de raciocinar\",

afirmou durante seu painel no evento.
Destaques