Minas gera mais de 75 mil empregos com carteira assinada no início de 2025
Estado mineiro ultrapassa 950 mil vagas formais desde 2019 e promete atingir a marca de 1 milhão até 2026
Por Plox
01/05/2025 11h30 - Atualizado há cerca de 21 horas
No Dia do Trabalhador, comemorado nesta quinta-feira (1º), o estado de Minas Gerais divulgou números positivos relacionados ao mercado formal de trabalho. Dados oficiais mostram que, apenas nos três primeiros meses de 2025, mais de 75 mil vagas com carteira assinada foram criadas em solo mineiro.

De acordo com informações retiradas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o saldo total de novos empregos no primeiro trimestre foi de 75.898. O mês de março, por si só, representou um crescimento significativo, com 18.169 novos postos de trabalho registrados.
Somando-se os resultados desde o início de 2019, o governo mineiro afirma já ter ultrapassado a marca de 951 mil vagas formais criadas. Esse desempenho coloca Minas Gerais como o segundo estado com maior número de pessoas empregadas com carteira assinada no país — tanto no setor público quanto no privado — ficando atrás apenas de São Paulo. O número total de vínculos ativos no estado já se aproxima dos 5 milhões.
Em celebração ao 1º de Maio, o governador Romeu Zema (Novo) destacou a importância de medidas voltadas para a desburocratização e incentivo ao investimento, que, segundo ele, têm colaborado diretamente para os bons resultados.
“Desde o início do meu governo, temos procurado desburocratizar e criar um ambiente atrativo para os investidores, garantindo assim mais vagas com carteira de trabalho assinada para os mineiros”
, afirmou em comunicado.Durante a data comemorativa, o chefe do executivo estadual aproveitou para anunciar uma meta ainda mais ambiciosa: criar, até o fim de seu mandato em dezembro de 2026, um total de 1 milhão de empregos formais em Minas. Em publicação nas redes sociais, Zema comemorou o desempenho recente e reforçou seu compromisso.
“Em março, geramos 1 em cada 4 vagas no país! Resultado de trabalho sério, investimentos e da força de quem faz a diferença. Parabéns, trabalhadores!”
, escreveu.
A estratégia do governo inclui também o fortalecimento da qualificação profissional, apontada como essencial para manter o crescimento da empregabilidade no estado. Com base no cenário atual, Minas se consolida como um dos protagonistas na geração de empregos formais no Brasil.