China confirma primeiro caso no mundo de gripe aviária H10N3 em humanos

O homem de 41 foi hospitalizado após um agravamento de seu estado de saúde

Por Plox

01/06/2021 11h47 - Atualizado há cerca de 3 anos

Nesta terça-feira (1), foi divulgado na China, por autoridades sanitárias chinesas, a confirmação do primeiro caso no mundo de gripe aviária H10N3 em humanos. O paciente é um homem de 41 anos. Por meio de nota, a Comissão Nacional de Saúde informou que a transmissão foi acidental e o risco de propagação em grandes quantidades é muito baixa.


O homem infectado é da província de Jiangsu. Os primeiros sintomas, como febre, começaram aparecer no dia 23/04 e cinco dias depois seu estado de saúde agravou e ele foi hospitalizado. No entanto, o quadro clínico do paciente teve uma melhora a ponto de receber alta.

"Nenhum caso humano de H10N3 foi relatado no mundo (até então), e o vírus entre as aves é de baixa patogenicidade. Este caso é uma transmissão ocasional de aves para humanos, e o risco de disseminação em grande escala é extremamente baixo", lê-se no comunicado.

De acordo com as autoridades, foi realizado um acompanhamento com todas as pessoas próximas que o homem teve contanto desde que começou a presentar os sintomas. Nenhuma anormalidade foi detectada.

Foto: Divulgação

 

O vice-diretor do Departamento de Biologia Patogênica da Universidade de Wuhan, Yang Zhanqiu, disse em entrevista a um jornal que o vírus é letal para aves. O H10N3 é uma espécie do vírus Influenza A.

Yang Zhanqiu disse que o H10N3 também é transmissível como a Covid-19, por meio de gotículas respiratórias, e que possivelmente o homem infectado contraiu o vírus desta forma. Ele afirmou que não há evidências de que exista a transmissão entre humanos.

Os cidadãos foram alertados pela comissão a evitar contato diário com aves mortas e não abordar as aves vivas. Ressaltou também que consultem imediatamente um médico em caso de sintomas como febre ou problemas respiratórios. 
 

Destaques