Reinício das aulas em Timóteo transcorre em clima de normalidade, afirma prefeitura

As aulas foram retomadas ontem (31/5) para as turmas de Educação Infantil, dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e creches

Por Plox

01/06/2021 14h46 - Atualizado há quase 3 anos

“Estou feliz com a volta das aulas, pois a socialização das crianças é muito importante no processo de crescimento deles. Foi muito complicado ter que ensinar as crianças nesse período de pandemia, mas os professores deram muito apoio nos auxiliando nessa tarefa”. A afirmação de Tarciana Cortesão, mãe do aluno Cauã, revela o alívio com o reinício das aulas em Timóteo-MG, especialmente depois que a Prefeitura de Timóteo realizou um mutirão na sexta-feira (28/5) e nesta terça-feira (1º/6) para vacinar os professores e demais trabalhadores do sistema educacional no município.

As aulas foram retomadas na segunda-feira (31/5)  para as turmas de Educação Infantil, dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e creches.  Para o reinício das aulas em segurança, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu, em conjunto com a Secretaria de Saúde e com o setor de Medicina e Segurança do Trabalho, treinamentos com servidores que atuam nas escolas sobre os protocolos sanitários e as regras de higienização.

No acesso aos interior da escola, os alunos têm a temperatura corporal aferida e em seguida eles são encaminhados para a sala de aula que foram demarcadas com distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras. Também foram instalados dispenser com álcool 70% e  disponibilizados sabonete líquido para alunos e professores. As turmas estão fazendo revezamento, sendo que a metade frequenta uma semana e a outra terá aulas presenciais na semana seguinte, e assim sucessivamente. O horário de recreio também foi suspenso e cada turma tem um horário previamente agendado para fazer o lanche.

Foto: Divulgação PMT
Foto: Divulgação PMT
Foto: Divulgação PMT

 

Valter Fernandes comemorou o retorno da filha Ana Sofia à sala de aula na segunda-feira. Durante o período de pandemia ele explica que ajudava a filha nas tarefas, mas na sua opinião, nada substitui a educação dentro da sala de aula. “Nada melhor que voltar para a escola”, resumiu Valter.

Para o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, José Vespasiano Cassemiro – Professor Vespa, o clima nesses primeiros dias de retomada das aulas em sala transcorreu de forma tranquila e serena, especialmente depois que os profissionais receberam a vacina. “Essa iniciativa da nossa gestão contribuiu para levar mais estabilidade nesse processo de retomada das aulas”, pontuou Professor Vespa.

Com o novo calendário escolar, as aulas vão até dezembro com dois recessos: um na última semana de julho e em outubro na semana em que são celebrados os Dias da Criança (12) e do Professor (15). Até o encerramento das aulas, os sábados serão considerados dias letivos para reforçar o apoio pedagógico aos alunos. Para isso foram criados grupos no Whatsapp e Telegram para o acompanhamento e retirada de dúvidas sobre o conteúdo educacional.
 

Destaques