Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Alerta para gripe aviária em Minas Gerais e orientações para o combate à doença

    A iniciativa se estende ao público geral com a distribuição de cartilhas educativas abordando técnicas de biossegurança e boas práticas agropecuárias

    Por Plox

    01/06/2023 09h45 - Atualizado há 9 meses

    O estado de Minas Gerais está em estado de vigilância quanto à gripe aviária, mesmo sem ter registrado nenhum caso até o momento. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), tem efetuado exames nos criadouros de aves como parte das medidas preventivas em relação à doença.

    A iniciativa se estende ao público geral com a distribuição de cartilhas educativas abordando técnicas de biossegurança e boas práticas agropecuárias. Segundo o IMA, o objetivo é "envolver os produtores de aves na adoção de medidas sanitárias que previnam a disseminação da doença".

    Foto: Italo Melo/Pexels/Reprodução

    Casos de Gripe Aviária no Brasil

    Recentemente, o Brasil reportou seus primeiros casos de gripe aviária em animais. No total, foram 13 ocorrências, com nove casos no Espírito Santo, três no Rio de Janeiro e um no Rio Grande do Sul.

    Precauções para Evitar a Propagação da Gripe Aviária

    Os produtores de aves são orientados a evitar o contato desprotegido com aves doentes ou mortas, além de higienizar frequentemente as mãos e usar roupas de proteção. Além disso, recomenda-se o fornecimento de água tratada para as aves e a manutenção de todos os utensílios usados no manejo das aves limpos e desinfetados, incluindo roupas, botas e recipientes de alimentação.

    Adicionalmente, aconselha-se a utilização de telas com malha não superior a 2,54 cm para prevenir a entrada de outros pássaros, animais domésticos e silvestres no interior dos galpões.

    Izabella Hergot, fiscal do IMA e responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola, afirma que "o objetivo destas medidas é manter a sanidade da criação avícola nacional e mitigar os impactos socioeconômicos de uma eventual ocorrência da doença em aves de produção comercial".

    "Estamos trabalhando intensivamente para proteger nosso estado e contamos com o apoio de toda a população, que deve seguir as instruções que temos divulgado em nossas unidades, site e redes sociais", salientou.

    Transmissão da Gripe Aviária para Humanos

    A gripe aviária pode ser transmitida de animais para humanos, geralmente por meio do contato com aves doentes (vivas ou mortas) ou ambientes contaminados (secreções respiratórias, sangue, fezes e outros fluidos liberados no abate das aves). No entanto, o risco de transmissão através de ovos ou carne devidamente preparados e bem cozidos é baixo.

    Sinais da Doença e Notificação

    Produtores rurais devem estar alertas aos sinais da doença em suas aves, que incluem morte súbita, depressão severa, apatia, diminuição ou ausência de consumo de ração e falta de coordena

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]