Perdeu o prazo para entregar a declaração do IR 2024? Saiba o que fazer

Receita Federal orienta contribuintes sobre multa e como proceder em caso de atraso

Por Plox

01/06/2024 07h20 - Atualizado há cerca de 2 meses

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 encerrou-se na última sexta-feira (31) à meia-noite. Quem não apresentou a declaração dentro do prazo agora enfrenta multa, que pode variar de R$ 165,74 até 20% do valor do imposto devido. Além da multa, há a possibilidade de receber uma notificação da Receita Federal, conhecida como lançamento de ofício.

(JUCA VARELLA/AGÊNCIA BRASIL - 12.03.2024)

Multa e Lançamento de Ofício

Para evitar maiores complicações, é essencial que os contribuintes entreguem a declaração mesmo fora do prazo. O sistema já está configurado para receber as declarações atrasadas com o Programa Gerador da Declaração (PGD) atualizado, que inclui a multa automaticamente.

Calendário de Restituição

Além disso, é importante estar atento ao calendário de restituição do Imposto de Renda. A Receita Federal realiza a devolução do imposto pago a mais em lotes mensais. Verifique se você está incluído no primeiro lote de restituição.

Retificação da Declaração

Caso a declaração apresente erros ou omissões, é possível retificá-la. Utilize os mesmos programas já disponíveis, seja no computador, na versão online ou no aplicativo "Meu Imposto de Renda". A transmissão da declaração corrigida anula a notificação de lançamento e regulariza a situação do contribuinte.

Destaques