Fabriciano-MG avança e inicia vacinação de pessoas na faixa etária dos 45 aos 54 anos

Prefeito, vice e secretário de saúde serão vacinados neste sábado em Fabriciano. Os três estão na nova faixa de vacinação na cidade

Por Plox

01/07/2021 18h06 - Atualizado há quase 3 anos

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde,  promove neste sábado (03), mais um “Dia D” de vacinação contra Covid-19. Todas as 14 Unidades Básicas de Saúde da rede municipal funcionarão das 8h às 17h, para imunizar as pessoas na faixa etária dos 45 aos 54 anos. A imunização é realizada por agendamento feito pelos agentes comunitários de saúde da unidade de referência.

Em Fabriciano, a vacinação está ocorrendo de forma planejada – com data e hora agendada previamente, sem aglomeração – e com a segurança de que todos os vacinados com a 1ª dose receberão também a 2ª dose. A organização da vacina por agendamento antecipado tem ocorrido na cidade desde as primeiras etapas da campanha, permitindo maior controle das doses aplicadas e conclusão da imunização completa de todos os grupos prioritários. 

Foto: Divulgação

 

Portanto, neste sábado (03) – Dia D – somente pessoas dessa faixa etária e que já receberam o agendamento devem comparecer nas UBS’s no horário programado. No dia é necessário apresentar comprovante de agendamento, documento de identificação (identidade ou CNH) e cartão de vacina (se tiver). Pessoas com idade superior que não conseguiram ou ainda receberam o agendamento devem procurar a Unidade de Saúde de sua referência. 

VACINAÇÃO NA ORDEM DA FILA 

O prefeito, Dr. Marcos Vinicius; vice, Sadi Luca e o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau também serão vacinados com a 1ª dose contra covid 19, neste sábado. Os três estão dentro da nova faixa de idade para vacinação na cidade, que abrange pessoas de 45 a 54 anos. 

Mesmo sendo profissionais de saúde e que, portanto, poderiam ter se vacinado na primeira etapa do Plano Nacional de Imunização, Dr. Marcos e Cacau escolheram esperar o momento por idade em consideração às milhares de pessoas que ainda aguardam sua vez para tomar a vacina. 

“Nós sabemos que não tem vacina para todos. O Ministério da Saúde e os fabricantes não conseguem atender a população inteira de uma só vez, então eu achei por bem esperar. Eu conheço a doença, sei como ela se comporta e procurei tomar medidas de precaução. Mas o mais importante é que agora chegou a minha vez e serei vacinado na ordem da fila”, disse Dr. Marcos. 

Em sua rede social, o prefeito informou. “Chegou minha vez! Fui despertado cedinho pela agente comunitária de saúde, Fernanda Cristina, com o agendamento para a 1ª dose da vacina contra a covid-19 .Parabéns a equipe de saúde da nossa cidade!”. 

Assim como todos os moradores da cidade, os três receberam em casa o aviso de agendamento pelas mãos de um agente comunitário de saúde. 

O secretário Ricardo Cacau, publicou uma mensagem de agradecimento e encorajamento aos cidadãos. “Agora sim, gratidão por esse momento! A ACS da Unidade Básica de Saúde do bairro Centro (minha ubs referência) Maria Luiza, me entregou hoje o agendamento para vacina contra COVID-19. Aproveito para reforçar a importância de efetuar o cadastro na UBS, para que seja realizado o agendamento seguindo os grupos de vacinação. Agradeço a toda a equipe de Saúde que tem se dedicado incansavelmente para organização e efetividade da Campanha. Juntos vamos vencendo mais essa etapa”, disse.

Destaques