Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Juiz prorroga prazo para cadastro de indenização individual pós desastre de Mariana

    Após audiência pública no plenário da prefeitura de Timóteo, foi protocolado o pedido de aumento desse prazo

    Por Plox

    01/07/2022 18h14 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Foi deferido nessa quinta-feira (30), pela 12 Vara Federal Cível e Agrária da SJMG, o pedido de prorrogação do prazo para cadastro na plataforma NOVEL (Sistema Indenizatório Simplificado), que recebe os pedidos de indenização dos indivíduos que se sentiram lesados direta ou indiretamente pelo desastre ambiental devido ao rompimento da barragem em Mariana (MG). 

    O prazo se encerrava ontem mesmo, no dia da decisão do juiz, que decidiu pelo aumento em mais dois meses. As pessoas que se sentem prejudicadas agora poderão fazer o cadastro até 31 de agosto.

    O vereador, autor da audiência pública que promoveu o debate sobre o assunto, Adriano Alvarenga, agradeceu ao secretário geral do fórum do Conselho Nacional de Justiça, Duarte Júnior, que levou a demanda apresentada na audiência de requerer mais tempo para o cadastro. 

    Audiência

    A audiência pública que aconteceu na última segunda-feira (27) discutiu os desdobramentos dos impactos ambientais para os mais de 40 municípios de Minas Gerais e outros do Espírito Santos que são banhados pelo leito do rio Doce e para as famílias, atingidos direta ou indiretamente pelo desastre de Mariana. 

    Mais de 40 milhões de metros cúbicos de lama foram despejados com o rompimento da barragem, o que levou a consequências complexas como mortes de pessoas e animais, além da poluição de rios e contaminação do solo. 

    Durante o evento, Duarte alertou para o fim do prazo - datado para essa quinta-feira (30) - para cadastro no NOVEL, porém ao final ficou acertado que ele promoveria o pedido para o aumento desse tempo, que foi acatado ontem pela Justiça.

    Ainda dentro dos desdobramentos da audiência, há expectativa da assinatura da repactuação - indenização para as cidades - que tem que acontecer até setembro. Timóteo que está na lista dos municípios atingidos pela tragédia ambiental, deve receber cerca de R$ 100 milhões para investimentos

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]