Alerta de chuvas intensas em Minas Gerais: 129 cidades sob risco

Precipitações de até 50 mm/dia e ventos de 60 km/h são esperados nesta segunda-feira

Por Plox

01/07/2024 10h35 - Atualizado há 12 dias

Minas Gerais está em estado de alerta nesta segunda-feira, 1º de julho, com 129 cidades previstas para enfrentar chuvas intensas e ventos de até 60 km/h. O aviso, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é válido das 9h até 23h59.

Foto: Pixabay / Reprodução

Riscos associados às chuvas

De acordo com o Inmet, além das fortes chuvas, que podem alcançar até 50 mm/dia, há a possibilidade de instabilidades na rede de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. A população das áreas afetadas deve estar atenta às condições meteorológicas e seguir as orientações de segurança.

Recomendações de segurança

Em caso de ventos fortes, o Inmet recomenda não se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é aconselhável evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para mais informações e assistência, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Cidades sob alerta

Entre as 129 cidades em alerta estão Aiuruoca, Alagoa, Alfenas, Andrelândia, Arantina, Bocaina de Minas, Cambuí, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Extrema, Gonçalves, Itajubá, Monte Sião, Paraisópolis, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Lourenço, Três Corações, Varginha e muitas outras.

Os moradores dessas localidades devem ficar atentos aos comunicados das autoridades e tomar as medidas necessárias para garantir sua segurança.

Destaques