Fies: inscrições para vagas remanescentes terminam nesta segunda

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as vagas remanescentes são destinadas exclusivamente aos estudantes que já estão efetivamente matriculados no curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram

Por Plox

01/07/2024 13h08 - Atualizado há 20 dias

As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao primeiro semestre de 2024 se encerram nesta segunda-feira (1º). Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, utilizando o sistema Fies Seleção, disponível no Portal Acesso Único do MEC.


Foto:  Marcello Casal JrAgência Brasil

Prioridade para inscritos no CadÚnico

Candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) terão prioridade na classificação para a ocupação das vagas remanescentes. Estes candidatos também poderão solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.

Requisitos para inscrição

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as vagas remanescentes são destinadas exclusivamente aos estudantes que já estão efetivamente matriculados no curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram. Além disso, é necessário que os candidatos estejam em situação de “cursando” no momento da inscrição no Fies ou tenham cursado o referido semestre com aproveitamento em pelo menos 75% das disciplinas, caso o semestre já tenha sido encerrado.

Divulgação dos resultados

Segundo o Edital 19/2024, que regula o processo de oferta e ocupação das vagas remanescentes do Fies, o resultado da ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado na próxima quinta-feira (4). O processo contará com uma chamada única e uma lista de espera.

Sobre o Fies

Instituído pela Lei nº 10.260, de julho de 2001, o Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. Esses cursos devem ser oferecidos por instituições de educação superior privadas que participam do programa e que possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

 

 

 

Destaques