Cinema gratuito em Ipatinga exibe filme premiado e documentário com fotógrafo local
Sessão dupla gratuita apresenta 'Flow', vencedor do Oscar, e produção gravada em Cuba com participação de Nilmar Lage
Por Plox
01/07/2025 10h44 - Atualizado há cerca de 21 horas
Na noite desta terça-feira, 1º de julho, os moradores de Ipatinga poderão desfrutar de uma experiência cinematográfica especial e gratuita. O Los Películas Cineclube realiza, a partir das 19h30, uma sessão dupla no bar O Beco, localizado no bairro Horto.

A primeira exibição da noite será 'Flow', uma animação que vem conquistando o mundo. Produzido de forma independente pelo diretor Gints Zilbalodis, o filme levou para a Letônia importantes prêmios internacionais, como o Oscar, o Globo de Ouro e o European Film Awards. A história gira em torno de um gato preto solitário que vê seu lar ser destruído por uma enchente. Ele então embarca em uma jornada a bordo de um barco onde precisa aprender a conviver com outras espécies de animais, revelando uma narrativa visual poderosa e sem diálogos.

David Romeros, integrante da diretoria do cineclube, ressalta a originalidade do longa:
'Flow é talvez a animação mais original dos últimos anos'
. Ele destaca ainda que toda a renderização do filme foi feita com softwares de código aberto, o que dificultou sua aceitação por grandes estúdios, levando à produção independente.

Em sintonia com as temáticas de convivência e inclusão presentes em 'Flow', o cineclube apresenta também o documentário 'El Jardín de Rosa'. Codirigido pela peruana Fátima Tejada e pelo fotógrafo e jornalista ipatinguense Nilmar Lage, o filme foi gravado em Cuba, durante um intercâmbio do autor na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV).

O documentário retrata o Acampamento Agrícola Quisicuaba, em San Antonio de los Baños, onde 108 moradores vivem sob os cuidados da enfermeira-chefe Rosa. Nilmar compartilha que sua passagem pela escola cubana expandiu seu olhar artístico:
'Essa troca influenciou diretamente meu processo criativo'
.O cineclube ainda reserva ao público seu tradicional debate após os filmes, com a presença de Nilmar, que celebra a oportunidade:
'Agradeço ao Los Películas por acolher esse momento de devolutiva do resultado da minha bolsa de estudos na EICTV'
. O documentário foi realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo Ipatinga, dentro do projeto “Formação para Cinema Documental em Cuba”.