Exame de fezes se mostra tão eficaz quanto colonoscopia contra câncer colorretal

Estudo espanhol revela que teste de fezes apresenta eficácia semelhante à colonoscopia na redução da mortalidade por câncer colorretal em 10 anos

Por Plox

01/07/2025 07h39 - Atualizado há 1 dia

Um estudo conduzido ao longo de uma década, com mais de 57 mil voluntários, revelou que o exame de fezes apresenta eficácia semelhante à colonoscopia na detecção do câncer colorretal, desafiando a ideia de que apenas o procedimento invasivo seria capaz de garantir um rastreamento confiável.


Imagem Foto: Pexels


Coordenado por pesquisadores da Espanha, o estudo denominado 'Colonprev' foi publicado na revista científica The Lancet. Os dados foram coletados em 15 hospitais de referência, espalhados por oito regiões do país, e focaram em pessoas saudáveis com idade entre 50 e 69 anos, sem histórico pessoal ou familiar da doença.



A pesquisa dividiu os participantes de forma aleatória: 28.708 foram submetidos à colonoscopia, enquanto outros 28.696 realizaram o teste imunoquímico fecal (FIT). Após os dez anos de acompanhamento, os resultados mostraram que o risco de morte por câncer colorretal foi de 0,22% no grupo da colonoscopia (com 55 mortes) e de 0,24% no grupo do exame de fezes (com 60 mortes).



Diante desses dados, os cientistas concluíram que o teste de fezes não foi inferior à colonoscopia em relação à mortalidade pelo câncer colorretal. Outro dado relevante é que a adesão foi maior entre os que realizaram o teste fecal: 39,9%, contra 31,8% entre os convidados para a colonoscopia — um indicativo de que a simplicidade do método pode ajudar a superar a barreira da participação em programas de rastreamento.



Segundo os pesquisadores, esses achados reforçam a viabilidade de programas de rastreamento baseados no exame de fezes, principalmente entre pessoas com risco médio, como alternativa mais acessível e prática à colonoscopia.


Destaques