Lula critica Bolsonaro por pedidos de Pix e fala em 'frouxidão'

Durante evento no Planalto, presidente fez críticas indiretas ao antecessor e afirmou que nunca pedirá anistia antes de ser condenado

Por Plox

01/07/2025 14h18 - Atualizado há 1 dia

Em meio ao lançamento do Plano Safra 2025/2026, realizado nesta terça-feira (1) no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a fazer duras críticas, de forma indireta, ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Imagem Foto: Reprodução GOV


Sem mencionar nomes, Lula atacou práticas que se tornaram comuns entre os aliados de Bolsonaro, como pedidos de doações via Pix e defesas por anistia antes mesmo de condenações judiciais.
“Eu nunca vou pedir para vocês fazerem um Pix para mim. Nunca. Guarda o seu dinheiro para pagar os seus funcionários. Eu não quero Pix. E jamais vou pedir anistia antes de ser condenado”

, declarou o presidente.


Durante o mesmo discurso, ele reforçou a crítica com uma frase direta: “Quem é frouxo não deveria fazer bobagem. Quem não tem coragem não deveria fazer bobagem. Quem não mede o erro das suas consequências não deveria fazer bobagem.”


Desde o fim do seu mandato, Jair Bolsonaro passou a enfrentar diversas ações na Justiça. Ele é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento em tentativa de golpe para evitar a posse de Lula. Durante esse período, passou a receber doações de aliados e, por diversas vezes, defendeu publicamente a anistia a investigados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.



O evento desta terça também contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, além de importantes ministros do governo como Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura), Marina Silva (Meio Ambiente) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). O Plano Safra 2025/2026 foi anunciado com um investimento expressivo de R$ 516,2 bilhões em crédito destinado ao fortalecimento do setor agropecuário.



O anúncio, embora centrado no setor rural, ganhou contornos políticos diante das declarações de Lula, que aproveitou o palco para deixar clara sua posição sobre temas sensíveis ligados à conduta de seu antecessor.


Destaques